Rio das Ostras pode ingressar na Rede de Cidades Criativas da Unesco
Rio das Ostras recebeu no dia 15 de fevereiro uma carta formalizando o assessoramento técnico do Ministério da Cidade para sua candidatura à Rede de Cidades Criativas da Unesco. Somente 15 municípios do Brasil receberão a consultoria do Governo Federal para a elaboração da candidatura à Rede.
“Ao parabenizar o seu município por ser um dos selecionados no Edital de Cidades Criativas 003/2018, promovido pela Secretaria Especial de Cultura/Ministério da Cidadania. Comunicamos que estamos ultimando os detalhes para a contratação dos consultores que contribuirão na formalização das candidaturas à Rede de Cidades Criativas da Unesco. Esse trabalho necessitará do apoio da Prefeitura Municipal em diferentes etapas, portanto, é indispensável uma acolhida favorável ao futuro colaborador para potencializar os resultados desejados”, frisa na carta Jorge Edson Garcia, Coordenador de Formação Técnica, Gestão e Produção da Secretaria Especial da Cultura.
“Pedimos a gentileza de reunir informações do setor cultural que possam subsidiar essa atividade, tais como estatísticas, contatos de lideranças, localização de espaços artísticos e/ou gastronômicos, calendário cultural e artístico. As informações atualizadas servirão à construção de um plano de ação para à candidatura à Rede de Cidades Criativas da Unesco”, completa o Coordenador.
TRAJETÓRIA – Entre 24 cidades do Brasil, Rio das Ostras foi selecionada para receber a consultoria que irá preparar sua candidatura à Rede de Cidades Criativas da Unesco. O programa da Unesco promove a cooperação internacional entre cidades que investem na cultura e na criatividade como fatores de estímulo ao desenvolvimento sustentável.
A trajetória de Rio das Ostras começou em julho de 2018, quando a Fundação de Cultura fez a inscrição no edital do então Ministério da Cultura (MinC). O Município está candidatando-se na categoria música como área temática, por reconhecê-la como elemento de desenvolvimento econômico e social.
A equipe da Fundação Rio das Ostras de Cultura tem feito reuniões periódicas para se preparar para receber os técnicos que darão a consultoria. “Fazer parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco abrirá novos horizontes para Rio das Ostras. Poderemos usar a economia criativa como fator de desenvolvimento do Município assim como, de forma pioneira, fazer parte da futura rede de Cidades Criativas do Brasil ”, destaca a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Régis.
REDE DE CIDADES CRIATIVAS DA UNESCO – Criada em 2004, ressalta a criatividade de seus membros dentro de sete áreas temáticas: Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música.
Apesar das diferenças geográfica, demográfica e econômica, todas as Cidades Criativas se comprometem em desenvolver e compartilhar bons costumes inovadores para promover as indústrias criativas, fortalecer a participação na vida cultural, e integrar a cultura às políticas de desenvolvimento urbano sustentável.