Prefeitura inicia reforma da Estação de Tratamento de Esgoto
Equipe do SAAE está preparando toda a estrutura para atender moradores da localidade de Cláudio Ribeiro
A Prefeitura de Rio das Ostras vem ganhando força em várias frentes de trabalho e atendendo importantes demandas da população. Entre essas, a reforma da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE da localidade de Cláudio Ribeiro, promovida por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae, que já foi iniciada.
Cerca de dez pessoas, entre operadores e técnicos, estão trabalhando no local, que vem se transformando a cada dia. De acordo com o presidente do Saae, Alexandre Beleza, hoje a autarquia é responsável pela operação da Estação de Tratamento, que foi entregue totalmente deficiente para a Prefeitura.
“É uma Estação de Tratamento de Esgoto muito importante para o município e que precisava de um olhar mais sensível e direcionado. Então, fizemos um diagnóstico para verificar o que era necessário para a estação operar de forma eficiente e iniciamos a reforma”, ressaltou.
A equipe do Saae está trabalhando na reforma do reservatório, estruturas metálicas, guarda-corpo, elevatórias, gradeamento, canal de entrada, além da pintura e parte elétrica que vem sendo toda revisada. A previsão é que dentro de três semanas, a Estação esteja toda pronta. A Autarquia Municipal também promoveu a regularização de todos os Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s necessários para segurança da equipe.
Ainda segundo Alexandre Beleza, a importância desse trabalho para melhorias no funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto de Cláudio Ribeiro é que a estrutura também vai passar a atender moradores do Condomínio Rio das Ostras 1 (empreendimento do Minha Casa Minha Vida para mais de mil pessoas), que receberam as chaves dos apartamentos nesta segunda-feira, dia 17.
“É uma ação que dará o suporte necessário para esses novos moradores da localidade. Com a entrega das moradias, a vazão vai dobrar e a ideia é trabalhar 24 horas. Atualmente, a estação opera 12 horas por dia. É importante frisar também que um dos maiores complicadores que encontramosé o descarte de resíduos sólidos e isso prejudica muito o funcionamento das elevatórias.Para isso pedimos a colaboração de todos os moradores”, destacou o presidente do SAAE.
AUTARQUIA – O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Rio das Ostras tem como objetivo a operação e manutenção de estruturas de esgotamento sanitário e abastecimento de água e, além disso, é responsável pela elaboração de projetos voltados para estes serviços.
FONTE: ASCOM – PMRO.