PSA de Rio das Ostras ganha reforma e ampliação de canis para melhoria nos atendimentos
Filhotes acolhidos no Programa de Saúde e Bem-Estar Animal também terão uma maternidade
Cães e gatos acolhidos no Programa de Saúde e Bem-Estar Animal – PSA de Rio das Ostras terão agora uma nova estrutura para receberem atendimento. A Administração Municipal já deu início a reforma e ampliação dos canis. Primeiramente, está sendo reformado o canil para filhotes, que terão uma maternidade.
De acordo com o veterinário e coordenador do PSA, Ricardo Lima, o programa conta atualmente com cerca de 150 animais, entre cães e gatos. Em se tratando de filhotes, chegam ao PSA aproximadamente 30 por mês.
“Tínhamos um canil improvisado e esse novo espaço para os filhotes é de suma importância para o Programa. Os filhotes precisam ficar em área isolada para não correrem o risco de contaminação, quando estão próximos de cães grandes. A Prefeitura atendeu nosso pedido e agora os filhotes receberão um tratamento mais adequado”, explicou Ricardo.
Segundo o veterinário, ao todo, 13 canis do PSA serão reformados, assim também como o gatil, que será ampliado. Dentro das mudanças, os canis contarão com abrigo para os animais e serão cercados de alvenaria. O PSA ainda ganhará um ambulatório para os animais resgatados das ruas.
ATENDIMENTOS – Ricardo Lima reforça ainda que, além da reforma, conseguiram aumentar há três meses o número de veterinários e funcionários para melhorias nos trabalhos desenvolvidos no PSA, como o de castração. O quadro de veterinários passou de 2 para 4. Antes de outubro, o Programa fazia de 8 a 10 castrações por dia e hoje o serviço gira em torno de 25 a 30 castrações de animais, com duas equipes e duas salas cirúrgicas.
“Com o aumento da equipe, o volume de castrações passou de 140 a cerca de 450 por mês. Isso fez reduzir também a nossa fila de espera e, passamos a fazer o atendimento imediato com o número de ocorrências de animais atropelados ou indefesos nas ruas”, acrescentou o coordenador do PSA, lembrando ainda que a equipe realiza atendimento veterinário de animais de pequeno e grande porte, duas vezes na semana em Cantagalo e Rocha Leão.
FONTE: ASCOM – PMRO.