Guarda-Vidas alertam para risco de afogamentos com a proximidade do verão
Guarda-vidas atuam em parceria com o Corpo de Bombeiros em praias e lagoas de Rio das Ostras
Graças a ação rápida dos guarda-vidas que atuam na Lagoa de Iriry em apoio ao trabalho do Corpo de Bombeiros, duas pessoas foram salvas de afogamento no local na última segunda-feira, dia 22. Os dois, um homem de 34 anos; e um menino, de 11, conseguiram sobreviver. Eles foram encaminhados ao Pronto-Socorro e ao Hospital Municipal, respectivamente. O menino foi liberado sem maiores problemas e o pai foi transferido para uma clínica particular da cidade.
Casos assim reforçam a necessidade de atenção de quem se banha nas praias e lagoas do Município. Com a proximidade do verão e aumento do calor, a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Coordenadoria de Proteção Ambiental, alerta e orienta os banhistas para que afogamentos sejam evitados.
Para evitar acidentes é preciso respeitar as faixas e os avisos, além de não entrar em locais onde há alerta de perigo. As crianças precisam de uma atenção especial e nunca devem ser deixadas sozinhas. Os adultos também precisam ter cautela quando forem entrar em rios, lagoas e mar. A ingestão de bebidas alcoólicas é um dos principais fatores que contribuem para o afogamento de adultos.
IMPORTANTE – Todo ambiente aquático requer cuidado. A principal recomendação para garantir sua segurança é ter noção dos riscos e assumir uma postura preventiva; Seja prudente e não superestime sua capacidade de nadar; Em água doce ou salgada, procure locais rasos e sem correnteza; Crianças exigem cuidado redobrado. Não as perca de vista; Atente para a sinalização de praia. Observe a bandeira fixada no posto dos guarda-vidas: Vermelha: risco elevado de afogamentos / Amarela: risco médio de afogamentos / Verde: risco baixo de afogamentos.
Um alerta. Não tente salvar pessoas vítimas de afogamento sem estar habilitado. Neste caso, lance algum objeto que a ajude a flutuar e acione guarda-vidas ou a emergência pelo telefone 193 e sempre acate as orientações dos guarda-vidas.
FONTE: ASCOM – PMRO.