Rio das Ostras estuda possibilidade de criar um Departamento de Operações com Cães
Guardas Municipais são treinados para atuarem com os animais em ações de combate à criminalidade, além de busca e salvamento
Guardas Municipais de Rio das Ostras participaram de um treinamento realizado pelo Departamento de Operações com Cães da Prefeitura de Casimiro de Abreu, município vizinho. O curso aconteceu entre os dias 27 e 31 de agosto e teve como objetivo capacitar os GMs para a possibilidade de uma futura criação de um departamento especial com cães, o que deve reforçar ainda mais a segurança de moradores, visitantes e turistas.
Durante o curso, que é resultado de uma parceria entre as prefeituras, os guardas receberam treinamento para atuar em operações com cães, sobretudo apoiando as Polícias Militar e Rodoviária Federal no combate ao tráfico de drogas. Os animais também são utilizados, por exemplo, em resgate de pessoas perdidas em áreas de floresta, entre outras atividades.
“A Secretaria de Segurança Pública pretende, em um futuro próximo, instalar um canil específico no município, como parte inicial de criação de um departamento de cães. Para isso, estamos começando o trabalho de capacitação de nossos GMs”, disse o secretário Marcus Rezende.
Segundo o instrutor e diretor do Departamento de Operações com Cães da de Casimiro de Abreu, Wellinton Madeira Bento, conhecido como Piú, é muito importante que todos saibam que os animais são treinados com muito critério. “Aqui sempre priorizamos a segurança”, comentou.
TREINAMENTO – Os GMs de Rio das Ostras receberam aulas teóricas e práticas, aprendendo técnicas de abordagem com simulações de proteção, operações de busca e apreensão de armas e drogas, captura e resgate de pessoas.
Segundo o GM Reis, que atua no Grupo de Operações Especiais de Rio das Ostras – GOE, é uma oportunidade de conhecer de perto o trabalho, sempre buscando o aprimoramento necessário para melhor atender à população. “Sempre gostei dos cães e quando surgiu a ideia da criação de um canil em Rio das Ostras busquei logo me aperfeiçoar”, disse Reis. “O que estamos aprendendo vai ser muito útil para ajudar na segurança em nossa cidade, completou”.
FONTE: ASCOM – PMRO.