Empoderamento feminino é tema de palestra em Rio das Ostras

Apresentação foi ministrada por especialistas do Creas para integrantes do grupo de Hipertensão e Diabetes
Graças a uma parceria entre as secretarias de Bem-Estar Social e de Saúde de Rio das Ostras, os integrantes do Programa Municipal de Hipertensão e Diabetes (HiperDia) participaram de uma palestra, na manhã desta quarta-feira, dia 18, sobre empoderamento feminino. O objetivo do encontro foi levar a mulheres e homens informações sobre os avanços conquistados em direção à igualdade entre os gêneros.

 

 

 

A palestra foi ministrada por representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, que também apresentaram os serviços disponíveis à população na unidade.

 

 

 

A assistente social Rogéria Crespo e a advogada Fernanda Macário, do Creas, falaram ao público sobre os espaços sociais ocupados pelas mulheres. “O empoderamento feminino é uma conquista relacionada à liberdade e à autonomia de fazer suas próprias escolhas”, disse Rogéria. “As mulheres devem ter acesso à educação, buscar aprimoramento profissional e conhecer seus direitos e responsabilidades para alcançar seus objetivos. Isso é empoderamento”, completou a assistente social.

 

 

 

A fisioterapeuta Marcelle Cardillo, responsável pelo grupo de hipertensos e diabéticos do Programa HiperDia, explica que essas parcerias entre as secretarias são importantes para levar conhecimento sobre temas de interesses de todos e dos serviços públicos disponíveis à população. “Nossa função é orientar e cuidar para que a pessoa receba o melhor atendimento”, disse Marcelle.

 

 

 

“Gostei muito da palestra. Aprendi muito. A mulher tem que saber sua força e tem que haver respeito entre homens e mulheres”, opina Denair de Oliveira, de 76 anos, participante do Programa HiperDia. Há três anos ela frequenta o grupo.

 

 

 

REDE DE ATENÇÃO – A advogada Fernanda Macário lembrou que essa luta por igualdade e respeito é diária e que uma das prioridades da sociedade deve ser o combate à violação de direitos. Nesse ponto, as técnicas relacionaram o tema aos serviços prestados pelo Creas e por toda a rede de atenção a mulheres no Município.

 

 

 

O Creas oferece um atendimento especializado às mulheres vítimas de violência doméstica. O Centro integra a rede de apoio, que inclui unidades de saúde, delegacia e o judiciário.

 

 

CREAS – O Creas é uma unidade de proteção social especial, que se destina a indivíduos e famílias cujos direitos estejam ameaçados ou violados, mas que mantêm vínculos de pertencimento. Seu foco é fortalecer a função protetiva. O Creas se localiza na rua Araguaia, 150, no Balneário Remanso, funcionando de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

 

FONTE: ASCOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.