Rio das Ostras promove curso de empreendedorismo para produtores rurais
Aulas são ministradas todas as quartas-feiras em Cantagalo
Produtores rurais de Rio das Ostras vêm ganhando grande estímulo para o desenvolvimento de suas atividades. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca está viabilizando uma série de cursos para agricultores, como o de Planejamento e Empreendedorismo que teve início há uma semana em Cantagalo. As aulas são ministradas no auditório do Departamento de Agropecuária de Rio das Ostras – Deagro.
O programa Empreendedor Rural é desenvolvido em 136 horas, com aulas todas as quartas-feiras, mesclando conteúdos técnicos de gestão e elaboração de projetos com conteúdos importantes de desenvolvimento humano, sucessão familiar, aspectos jurídicos relacionados à propriedade, entre outros.
De acordo com a instrutora do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Gleiciane Pimentel, o curso aborda e trabalha a gestão da propriedade e o empreendedorismo das pessoas do meio rural, estimulando o debate e a formação de lideranças. Além disso, ensina a calcular custos do processo produtivo e elaborar projetos para que os produtores rurais passem a administrar suas propriedades com eficiência, como se fossem verdadeiras empresas.
“Essa turma de produtores está bastante receptiva e se identificando com a necessidade de planejamento e desenvolvimento dos seus negócios. A elaboração do projeto no final do Programa norteia o produtor rural participante para melhor administrar sua empresa rural, implantando uma nova atividade, ampliando as atividades já existentes, garantindo uma maior rentabilidade e sustentabilidade e, assim, melhorando também a qualidade de vida”, destacou a instrutora.
Para o produtor de tomate, Thiago Costa, o curso está trazendo informações muito importantes para os agricultores, principalmente, em relação ao planejamento.
“O planejamento é importante e o empreendedorismo traz inovação. Aqui estamos aprendendo sobre manejos de cultura, pesquisa de mercado e outras coisas que nos ajudam a entender o que o consumidor quer e necessita. É uma oportunidade grande que temos, pois até hoje, não vi uma administração com essa disponibilidade de proporcionar esse conhecimento aos produtores, além da assistência técnica”, destacou Thiago.
INCENTIVO – O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras, Ivan Noé Antunes ressaltou que a administração municipal vem trabalhando com incentivos aos produtores rurais do município, especialmente, na questão da qualificação e, para isso, um série de cursos tem sido realizada.
“A intenção é incentivar a produção, qualificando os produtores para produzir com mais qualidade, agregar valor a seus produtos e assim prosperar dentro de sua atividade agrícola. E graças às parcerias estamos viabilizando tudo isso, como este curso voltado para o empreendedorismo, que proporciona uma visão maior da atividade de cada produtor como empresa”, completou Ivan.
Dentro deste projeto, a Secretaria de Meio Ambiente de Rio das Ostras conta com a parceria do Sindicato Rural de Casimiro de Abreu e Rio das Ostras, Senar, Sebrae e Emater.
FONTE: ASCOM – PMRO.