Saúde Mental entra no clima de carnaval em Rio das Ostras
Bloco “Cuca Fresca” era pura animação na Praça São Pedro nesta sexta-feira
O Carnaval já começou pra lá de animado em Rio das Ostras. A alegria tomou conta dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e da Residência Terapêutica junto à equipe da Saúde Mental do município, que colocaram o Bloco “Cuca Fresca” na rua nesta sexta-feira, dia 9. A festa aconteceu na Praça São Pedro, próximo a Concha Acústica.
Os participantes caíram na folia e atraíram até outras pessoas que passavam pelo local. A paciente do Caps, Ivanete Moura, disse que desde criança gosta de carnaval e que o bloco é muito divertido.
“É muito bom sair do Caps e ver outras pessoas. O que mais gosto no carnaval é a alegria, o colorido e as fantasias. Além disso, fizemos uma homenagem ao doutor Castilho que é muito querido”, contou Ivanete, com brilho no olhar.
Os próprios pacientes fizeram um samba enredo em homenagem a Edilberto da Veiga Castilho, médico psiquiatra que acompanha a Saúde Mental em Rio das Ostras.
Para a gerente da Residência Terapêutica, Andréa Satler, o bloco Cuca Fresca proporcionou um dia especial para os pacientes. “Essa é a primeira experiência deles com Carnaval e é muito bom vê-los animados. Tem gente que está internado há 35 anos. Estamos dando dignidade aos pacientes e, com certeza, eles nunca vão esquecer esse momento”, declarou.
A secretária de Saúde de Rio das Ostras, Rosimeri Azevedo, também prestigiou o evento e falou de sua importância.
“É um momento de socialização e que mostra ainda a humanização com que os profissionais da Saúde se dedicam junto a essa frente de trabalho. Quando os pacientes souberam que o bloco iria sair, ficaram muito felizes e poder proporcionar isso traz uma imensa alegria para todos nós”, conclui a secretária.
FONTE: ASCOM – PMRO.