Vigilância em Saúde intensifica combate ao Aedes em Rio das Ostras
Ações acontecem aos sábados com vistoria de imóveis em várias localidades
O Verão está aí e Rio das Ostras ganha um trabalho intensivo de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
As ações do departamento de Vigilância em Saúde começaram no último sábado, dia 13, com as equipes percorrendo várias localidades do município. O trabalho segue até o final de janeiro.
Cerca de 50 agentes participaram da ação fazendo visitas domiciliares. De acordo com dados do departamento, 1300 imóveis foram vistoriados, sendo que em nove residências foram encontrados focos de larvas do mosquito.
Antes deste trabalho, uma equipe da Vigilância em Saúde também montou uma tenda na Praça José Pereira Câmara, no centro da cidade, onde realizou atendimento ao público, com distribuição de folhetos explicativos. A equipe recebeu aproximadamente 500 visitantes. No mesmo dia, também foi realizada uma coleta de pneus.
Segundo o coordenador do departamento, Marcelo Barelli, a ação teve resultados bastante positivos e foi de boa produtividade para toda a equipe.
“Os moradores foram bem receptivos com nossa equipe e aceitaram ouvir as orientações. Estamos numa época importante para intensificar este tipo de ação, apesar de estarmos com índice baixo de focos devido ao trabalho realizado ao longo do ano. Vamos continuar com equipe nas ruas aos sábados até o final de janeiro”, destacou Barelli.
Ainda de acordo com o coordenador, os locais onde encontraram mais focos do mosquito foram caixas d’água no chão, vasos de plantas e em inservíveis encontrados em quintais.
PRÓXIMA AÇÃO – As equipes da Vigilância em Saúde estarão em mais uma ação no próximo sábado, dia 20, das 8h às 14h. Novos imóveis serão visitados nas localidades de Boca da Barra, Bosque Beira Rio, Centro, Chácara e Jardim Marilea, Nova Aliança, Nova Esperança, Porto Seguro, Village e Praça José Pereira Câmara.
fonte: ASCOM – PMRO.