Prefeito de Rio das Ostras busca conhecer novos sistemas de gestão de saúde

Objetivo é encontrar modelos que possam aprimorar e agilizar  a oferta de serviços para a população

 

O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, esteve acompanhado da secretária municipal de Saúde, Rosimeri Azevedo, e de uma comitiva de vereadores em visita a Quissamã nesta quinta-feira, 23.

 

O objetivo foi conhecer o modelo de gestão de saúde daquele município, onde foram recebidos pela prefeita Maria de Fátima Pacheco.

 

Carlos Augusto vem estudando novas possibilidades de gestão nessa área, como forma de aprimorar e agilizar os serviços de saúde pública de Rio das Ostras.

 

 

“Fomos muito bem recebidos pela prefeita Maria de Fátima, que nos mostrou como funciona em Quissamã, há mais de 15 anos, o sistema de gestão compartilhada entre o Município e as OS (Organizações Sociais). É preciso conhecer outras experiências para que possamos melhorar continuamente os serviços de saúde para nossa população. Estamos pensando nas demandas de hoje e preparando a cidade para o futuro”, disse o prefeito.

 

 

A secretária Rosimeri Azevedo explica que as experiências em cidades como Quissamã e Casimiro de Abreu mostram que a gestão em parceria entre poder público e OSs pode facilitar a solução de problemas como a burocracia na aquisição de medicamentos e insumos e na contratação de profissionais.

 

 

“Nossa arrecadação de royalties caiu muito e, em contrapartida, precisamos ampliar e melhorar os serviços para a população. É um grande desafio! Estamos buscando aumentar repasses estaduais e federais para a Rede Municipal. Também buscamos novas formas de gestão que possibilitem oferecer mais e melhores serviços a menor custo. A OS mostra vantagens nesse sentido. Mas ainda estamos em fase de estudo”, completa a secretária de saúde.

 

 

Ela lembra ainda que a chamada judicialização da saúde, ou seja, a imposição de ações por determinação da Justiça, é dificultada pelos atuais trâmites do poder público. As OSs têm mais flexibilidade para atender a essas demandas.

 

 

O.S. – As Organizações Sociais (OS) constituem-se uma proposta governamental para a gestão do setor saúde no Brasil. Em 1998, foi criada a Lei Federal 9.637, que institui as Organizações Sociais, abrangendo diversos setores de atuação: ensino, pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, cultura, proteção e preservação do meio ambiente e saúde.

 

 

COMITIVA – O prefeito e a secretária de Saúde estiveram em Quissamã acompanhados dos vereadores Alberto Moreira Jorge, Robson Carlos, Paulo Fernando Carvalho, André Braga, Marciel Nascimento, Aluísio Viana e Rodrigo Jorge Barros.  Também estava presente o presidente do Fundo Municipal de Saúde, Evandro Minguta, o presidente do OstrasPrev, Luciano Macário, e a chefe de gabinete, Fabiana dos Santos.  

 
FONTE: ASCOM – PMRO.
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.