Novembro Azul segue incentivando a prevenção em Rio das Ostras
Nesta sexta, equipe orienta a população sobre câncer de próstata, às 9h, no Posto do Âncora
Dia 17 de novembro, o mundo celebra o Dia do Enfrentamento ao Câncer de Próstata.
Em Rio das Ostras a população vai poder saber mais sobre a doença, prevenção e tratamento, em atividades educativas e palestras nas unidades de saúde, como parte da programação da campanha Novembro Azul.
Nesta sexta, 17, o médico Antônio Ignácio da Silveira conversa com homens e mulheres sobre esse mal no Posto de Saúde do Âncora, a partir de 9h.
Até 30 de novembro, as atividades de promoção, prevenção e orientação sobre o câncer de próstata acontecem nas salas de espera das unidades de saúde. A diabetes também está na mira da campanha, em Rio das Ostras, por conta da importância dos números da doença no País e no Mundo.
INFORMAÇÃO E PREVENÇÃO – De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.
Mas levar informações à população e incentivar o acompanhamento preventivo de saúde pode salvar vidas e mudar essas estatísticas. Quando diagnosticado e tratado logo no início, a doença tem os riscos de mortalidade reduzidos.
Além do acompanhamento regular de saúde, os especialistas dizem que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Também são recomendados pelo menos 30 minutos diários de atividade física, buscar manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.