Alunos de Rio das Ostras são premiados por cônsul do Canadá em concurso de redação
Um grupo de 1.876 alunos de duas unidades de ensino de Rio das Ostras, as escolas municipais Nilton Balthazar e Francisco de Assis Medeiros Rangel, participaram de um concurso de redação que teve a parceria do Consulado do Canadá no Rio de Janeiro.
Os três primeiros colocados em quatro diferentes categorias receberam medalhas e certificados nesta segunda-feira, 13, em cerimônias com a presença da cônsul geral canadense, Evelyne Coulombe.
O vice-prefeito, Zezinho Salvador, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ivan Noé Freitas, e o secretário interino de Educação, Esporte e Lazer, André Manhães, recepcionaram a cônsul geral e a vice-cônsul comercial do Canadá, Raphaëlle Lapierre-Houssian, no Parque dos Pássaros. Em seguida, foram realizadas as cerimônias de premiação aos alunos. O 1º Concurso de Redação Infanto-Juvenil com o tema “Sustentabilidade Ambientel” foi organizado pelo Centro de Capacitação Sócio-Educacional (Cecase), entidade sem fins lucrativos.
Para o vice-prefeito, que representou o prefeito Carlos Augusto, esse encontro é um reconhecimento ao empenho do poder público em garantir uma Educação de qualidade no Município. “Estamos muito felizes com a presença da cônsul geral Evelyne Coulombe e também pela premiação de nossos alunos, que abordaram um assunto tão importante, a sustentabilidade. Tenho certeza que esse momento será um grande legado para eles”, destacou Zezinho.
“O meio ambiente é uma prioridade para o Canadá e temos uma preocupação especial com as mudanças climáticas. Por isso apoiamos eventos voltados para a sustentabilidade, especialmente os dedicados às crianças e adolescentes. São eles que vão garantir, no futuro, a conservação ambiental”, afirmou a cônsul Evelyne Coulombe, que encerrou a sua visita a Rio das Ostras conhecendo o Museu do Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba.
Vencedora do concurso de redação na categoria 8º / 9º anos da Escola Municipal Nilton Balthazar, a aluna Eloísa Garcia Malaquias ficou muito feliz com a conquista. “Gosto de escrever e, de modo particular, sobre o tema sustentabilidade. No meu texto falei que o cuidado com o meio ambiente começa em casa, quando reciclamos descartáveis, economizamos água e energia”, contou a aluna, que tem 15 anos.
Segundo o diretor de projetos da Cecase, Daniel Costa, a parceria com a Prefeitura de Rio das Ostras deve ter prosseguimento no próximo ano. O Centro de Capacitação incentiva a inclusão social por intermédio da Educação Social, Cultural e Esportiva, buscando fortalecer o espírito de confraternização e de integração comunitária.