Prefeitura de Rio das Ostras capacita Orientadores Sociais e Oficineiros
Nesta terça, dia 26 de setembro, 36 orientadores sociais e oficineiros do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Bem-Estar Social participaram da capacitação “O Afeto no Saber Pedagógico”, ministrada pela pedagoga Mirian Dias Borba dos Santos.
A qualificação, realizada na Casa da Educação, no Colégio Professora América Abdalla, capacitou os profissionais que atendem jovens e crianças do Serviço de Convivência da Secretaria.
“Queremos capacitar os orientadores sociais e os oficineiros do Serviço de Convivência para, cada vez mais, atuarem junto às crianças e adolescentes na perspectiva do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Também buscamos a atualização da prática pedagógica e a socialização de experiências”, ressaltou Andrea Vasconcelos, coordenadora pedagógica da Casa da Criança.
MEDIAÇÃO SOCIAL – De acordo com a pedagoga Mirian Borba, o afeto presente na relação entre crianças/adolescentes e orientadores nas unidades é considerado um fator de suma importância, pois é “no relacionamento entre os indivíduos que a aprendizagem é construída”.
O mediador deve ter a postura de facilitador, estimulando o processo de aprendizagem do sujeito em construção.
FONTE: ASCOM – PMRO.