Alunos do Imero conhecem metodologia do OP Jovem em Rio das Ostras

A votação online foi incentivada pela secretária de Gestão Pública e alunos aprovaram a ideia

A voz da juventude movimenta o Programa de Orçamento Participativo em Rio das Ostras. Nesta quinta-feira, dia 31 de agosto, alunos do Ensino Médio do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras – Imero conheceram a nova metodologia do OP Jovem, que é a versão online do projeto.  

Durante um bate-papo, a secretária de Gestão Pública de Rio das Ostras, Rosemarie Teixeira, contou um pouco da história do Orçamento Participativo Jovem no Município e as razões que levaram a administração pública ao engajamento da juventude nesse trabalho.  

Através do link do OP Jovem, que já está disponível no site da prefeitura, os alunos preenchem seus dados e, por meio da votação, ajudam a decidir as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados no Município com recursos públicos.

“As atividades do programa já se tornaram modelo para outras cidades, inclusive outros países. Depois da nossa participação na Conferência Internacional de Democracias Participativas em 2009, Portugal, por exemplo, também avançou com este tipo de trabalho com jovens e crianças. É importante que os jovens participem, coloquem suas imposições e ideias que venham impactar, de alguma forma, nas decisões no governo municipal”, ressaltou a Secretária.

Para o aluno do 2º ano do Ensino Médio, Erick Geovani, de 18 anos, foi muito importante conhecer a didática do OP Jovem. Ele contou que não fazia ideia da existência do programa e acredita que a votação através da internet seja uma grande ferramenta, pois se torna mais rápido e prático para participar.

“Já conversamos várias vezes sobre as mudanças que podem ser feitas dentro e fora da escola, por isso também criamos um Grêmio Estudantil. Além de convocar os estudantes, o OP Jovem nos traz uma visão mais ampliada da necessidade e da oportunidade de colaborar em um plano de investimentos para a cidade”, destacou.

O diretor da escola, Thiago Amparo, acrescentou que foi de suma importância os alunos terem esse conhecimento. “A Rosemarie explicou tudo com uma linguagem bem jovial e os alunos ficaram bem envolvidos com essa metodologia. É fundamental que eles estejam engajados nesse trabalho, que dá voz a juventude para auxiliar em várias áreas de investimentos da Prefeitura”, concluiu.     

PROGRAMA NAS ESCOLAS – A participação nesse projeto da administração municipal é trabalhada desde cedo nas escolas. De acordo com a série são usadas outras metodologias.

Na pré-escola e 1º e 2º anos, por exemplo, a atividade é com desenhos e alunos do 3º ao 7º ano do Ensino Fundamental trabalham com entrevistas na comunidade.

 

FONTE: ASCOM – PMRO

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.