Campanha de Hanseníase e Tuberculose segue em Rio das Ostras
Mobilização contra as doenças contará com atividades até sexta-feira, dia 11
Esta semana, Rio das Ostras segue na mobilização preventiva contra a hanseníase e tuberculose.
A campanha teve início nesta segunda-feira, dia 7, na Praça José Pereira Câmara, no centro da cidade, onde foi instalada uma carreta do projeto Morhan para avaliações médicas e também contou com profissionais da Saúde do município dando orientações e fazendo distribuição de folhetos informativos.
A campanha teve a parceria da Morhan, que é uma entidade sem fins lucrativos, do Rio de Janeiro, que atua com atividades de conscientização voltadas para a eliminação da Hanseníase.
De acordo com a coordenadora municipal de controle da hanseníase, Ruth Méia Nunes, nesta segunda-feira as avaliações na carreta foram feitas por médicas dermatologistas e o total foi de 73 atendimentos, com um caso positivo de hanseníase.
“A campanha segue até sexta-feira, dia 11, com várias atividades, priorizando o diagnóstico precoce para essas duas patologias. E a parceria do projeto Morhan, que faz um movimento de reintegração de pessoas atingidas pela hanseníase foi fundamental. Acredito que através de atividades de conscientização e prevenção podemos construir políticas públicas eficazes para toda a população”, ressaltou Ruth.
O casal Manoel Tiago Pereira e Yolanda Leone Barcelos fez uma avaliação médica na carreta. Para eles, toda ação voltada para a saúde é importante para a cidade.
“Muito bom ter acesso a esses atendimentos como forma de prevenção de doenças. Fomos muito bem recebidos por toda equipe e espero que campanhas como essa sejam contínuas”, avaliou Yolanda.
ATIVIDADES NAS ESCOLAS – Ainda no primeiro dia de campanha, foram realizadas atividades nas Escolas Municipais Maria Teixeira de Paula e Cidade Praiana. Através de teatro e palestra com profissionais do município e do projeto Morhan, alunos receberam informações e orientações sobre hanseníase e tuberculose.
“Além da palestra, com o teatro reforçamos as informações de forma divertida e os alunos interagem bastante e se tornam multiplicadores dessas orientações. Já tivemos capacitação com todos os profissionais da Rede Municipal e esse trabalho nas escolas é muito importante para detectar e ampliar o olhar para a tuberculose e hanseníase, que são doenças que têm tratamento e cura”, pontuou a técnica de enfermagem do Programa de Hanseníase e Tuberculose de Rio das Ostras, Ivani Olivé.
PROGRAMAÇÃO – Nesta quarta-feira, dia 9, também será realizada uma palestra para o grupo do Programa de Apoio aos Pacientes Diabéticos de Rio das Ostras, às 9h, no auditório do Centro de Saúde Extensão do Bosque. E durante toda a semana, as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família estarão com atividades como palestras sobre prevenção e distribuição de folhetos informativos.
Já na sexta-feira, dia 11, últimos dia de campanha, será a vez dos pacientes que fazem tratamento nos centros de saúde. Assistentes sociais estarão falando sobre acolhimento, preconceito e cuidados com essas duas doenças.
FONTE: ASCOM – PMRO.