Sistema de Avaliação Educacional mede desempenho dos alunos de Rio das Ostras
Provas foram aplicadas para cerca de 4 mil alunos da Rede Municipal de Ensino
Cerca de 4 mil alunos que cursam o 8º e 9º anos do Ensino Fundamental participaram das provas do Sistema de Avaliação do Ensino de Rio das Ostras (Saero).
O objetivo é medir o desempenho desses estudantes individualmente e também das 102 turmas nas quais estão inseridos, traçando estratégias para a melhoria continuada da Educação no Município.
As provas foram aplicadas nesta segunda e na terça-feira, dias 7 e 8 de agosto, nos turnos da manhã e tarde. Cada aluno teve um tempo de duas horas e 30 minutos para resolver as 40 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática, e preencher o cartão-resposta. O Saero, que foi lançado em 2007, conquistou quatro anos depois o Prêmio Inovação em Gestão Educacional, reconhecido pela Unesco.
Segundo o coordenador pedagógico dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Lourenço Carline, o Saero também cumpre a função de estimular e preparar os alunos para os processos seletivos. “Nossos estudantes, ao longo da vida, precisam realizar muitas avaliações como a Prova Brasil, que mede o Ideb – índice de Desenvolvimento da Educação Básica, e o Enem, principal acesso às universidades públicas do País”, explicou.
Lourenço enfatiza que, com o Saero, os alunos ganham maior agilidade para preencher o cartão-resposta e ficam mais tranquilos na hora de resolver as questões. “Por intermédio desse sistema municipal de avaliação é possível acompanhar o desempenho individual dos alunos e saber quais os conteúdos dominam e os que precisam ser trabalhados”, concluiu o coordenador pedagógico.
FONTE: ASCOM – PMRO.