Novo Olhar volta a Rio das Ostras e oferece exames de vista e óculos gratuitos
Em três edições do projeto do Governo Estadual em parceria com a Prefeitura, foram atendidas 2,6 mil pessoas com mais de 40 anos
Dois mil e seiscentos moradores de Rio das Ostras com mais de 40 anos fizeram exames oftalmológicos este ano e vão receber óculos gratuitamente.
Apenas nesta terça-feira, 30, na quadra do Colégio Municipal Professora América Abdalla, 1.100 pessoas foram atendidas. O Projeto Novo Olhar chegou à Cidade graças a uma parceria entre a Prefeitura e Governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social.
“Existe uma grande demanda em Rio das Ostras e, com a infraestrutura oferecida pela Prefeitura, que disponibilizou a quadra da escola e servidores para fazer o cadastro dos participantes, conseguimos atingir mais de duas mil pessoas com idade acima de 40 anos”, afirmou o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social, Pedro Fernandes, durante a realização dos exames.
O secretário estadual antecipou que a Fundação Leão XIII está ampliando o Novo Olhar, que deverá atender crianças e adolescentes em idade escolar. Segundo o prefeito Carlos Augusto, que também compareceu à quadra do Abdalla, a parceria com o Governo do Estado é muito importante para assegurar o atendimento dos que precisam de assistência.
“Queremos garantir que a nossa população tenha acesso a projetos e serviços gratuitos como o Novo Olhar. Por isso oferecemos todo o suporte para manter e ampliar parcerias com o governo do Estado do Rio de Janeiro”, explicou Carlos Augusto.
O casal Francisco e Antônia Lima saiu feliz após o atendimento. “Com meu salário de aposentado, não conseguiria comprar um óculos. Cheguei a ir numa ótica fazer o orçamento e, como preciso de multifocal, sairia muito caro”, disse Francisco, de 61 anos. “Eu trabalhava com manicure, mas, com dificuldade para enxergar, acabei parando de atuar nessa área. Pensei que só precisava de óculos para ler, mas o exame mostrou que também a minha visão à distância está comprometida”, contou Antônia, de 59 anos.
Depois de realizar a cirurgia de catarata, a dona de casa Maria Carolina de Almeida, de 78 anos, não teve condições de comprar novos óculos. “Estou saindo muito feliz daqui. Agora vou poder fazer minhas leituras e enxergar melhor à distância”, comemorou.
Além do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social e do prefeito, estiveram presentes no evento as secretárias municipais de Bem-Estar Social e de Saúde, Elizabeth Bousquet e Rosimeri Azevedo, respectivamente.
O Projeto Novo Olhar, da Fundação Leão XIII, que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social, esteve pela terceira vez em Rio das Ostras em 2017. A primeira edição, em 19 de fevereiro, beneficiou 700 pessoas. No dia 29 de abril, na segunda edição, 800 moradores receberam atendimento. Nesta terça-feira, dia 30, o projeto disponibilizou 1.100 senhas. A próxima edição na Cidade deve acontecer no início de julho.
OUTROS SERVIÇOS – A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras marcou presença no Projeto Novo Olhar com a vacinação contra a Influenza. Foram disponibilizadas 200 doses para pessoas com mais de 60 anos.
A Fundação Leão XIII também disponibilizou 250 isenções de taxas para segunda via da Carteira de Identidade, Contrato de União Estável, Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, Averbação de Divórcio e Reconhecimento de Paternidade Tardia. Os valores para esses documentos variam entre R$ 37,00 a R$ 950,00.
FONTE: ASCOM – PMRO.