Festival do Pão elege melhor padaria de Rio das Ostras
Aumento de quase 30% das vendas nos setores de panificação contribui para o desenvolvimento econômico na baixa temporada
Uma noite de celebração marcou o encerramento do Festival de Pão de Rio das Ostras. Quase 200 pessoas, entre empresários, padeiros e representantes da sociedade civil, estiveram no Teatro Popular do Município, nesta quarta, 10, para prestigiar a premiação.
Na quarta edição do evento, a grande vencedora foi a padaria Jardim Mariléa. Em segundo ficou a Vóvi e, em terceiro, a Central. O festival é uma realização da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
“É uma grande vitória receber este prêmio, pois investimos em capacitações e cursos para aprimorar nosso atendimento. Entendemos que quem ganha é nossa cidade, que avança economicamente com a qualidade de nosso produto”, disse o empresário Alfredo de Assis, da Padaria Jardim Mariléa.
Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a quarta edição do evento aumentou em até 30% das vendas do setor de panificação durante a baixa temporada.
Também foram premiadas as três melhores padarias na produção dos itens bolo; pão doce; pão francês e pão salgado recheado assado. Cada vencedor recebeu um troféu customizado com símbolos que representavam os produtos que os levaram a receber o prêmio.
“Fico muito feliz em participar deste evento representando o prefeito Carlos Augusto. Começamos nossa vida com uma padaria, em 1993, e conheço a luta de manter um estabelecimento como este. Precisamos motivá-los porque quem ganha é Rio das Ostras e o povo de nosso Município”, contou Marcia Almeida, Secretária Municipal de Gestão Pública.
Durante o evento, o público prestigiou o espetáculo “Tertuliano e Anartécia” e participou de sorteios para jantar em restaurantes de Rio das Ostras.
Estiveram presente o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz De Jorge, o subsecretário de Turismo, Elvis Minguta, a subsecretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira e o diretor de indústria e Comércio do Município, Sergio Azevedo.
FESTIVAL – Dividido em duas fases, o 4º Festival de Pão de Rio das Ostras reuniu 42 padarias, organizadas geograficamente em seis setores que abrangem todo o Município. Os estabelecimentos foram avaliados por técnicos, representantes da sociedade civil e pelo próprio consumidor.
Em cada setor foram classificadas as primeiras classificadas do item Pão Francês e no Mix de Produtos: pão francês, bolo, pão doce e pão salgado recheado assado, tendo também a avaliação de atendimento, higiene e aparência. Nesta fase, 14 padarias foram classificadas para a segunda fase.
No segundo momento, foram eleitas por um júri de técnicos e apoiadores do Festival as três primeiras colocadas nos produtos: bolo, pão doce, pão francês e pão salgado recheado e assado. As vencedoras do mix destes produtos também foram premiadas.
CONFIRA VENCEDORAS
Melhor Padaria
1º – Jardim Mariléa
2º – Vóvi
3º – Central
Pão Salgado Recheado Assado
1º – Rangel
2º – Bistrô Puntal Del Leste
3º – Ki Pão
Pão Francês
1º – Central
2º – Jardim Mariléa
3º – Mercado Campomar
Bolo
1º – Bistrô Puntal Del Leste
2º – Central
3º – Vóvi
Pão Doce
1º – Jardim Mariléa
2º – Punta Del Leste
3º – Ki Pão
FONTE: ASCOM – PMRO.