Diabéticos aprendem na prática sobre alimentação saudável em Rio das Ostras
Grupo de pacientes da Rede Municipal de Saúde visitou o Centro de Educação Ambiental – Cedro
Graças a uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Meio Ambiente de Rio das Ostras, pacientes diabéticos aprenderam, na prática, sobre o cultivo, escolha e preparo de alimentos saudáveis.
O grupo esteve, no início deste mês, no Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras – Cedro, onde visitou as hortas, recebeu mudas e assistiu à palestra educativa.
Os pacientes aprenderam sobre a escolha de alimentos saudáveis, uso de ervas e temperos no preparo de refeições mais saborosas. Foram ainda incentivados a cultivar hortas caseiras.
Recebidos pela coordenação do Cedro, os pacientes assistiram a uma palestra sobre alimentos, meio ambiente e sustentabilidade, ministrada pelo especialista Leandro de Lima, além de conhecer de perto as instalações do Centro, jardins e horta locais. Eles também receberam mudas de plantas, temperos, ervas e foram ainda convidados a participar dos cursos promovidos pela instituição.
SAÚDE – Durante a visita, os pacientes foram acompanhados pela nutricionista Gladis Cardoso e pela fisioterapeuta Marcelle Cardillo. Semanalmente, o grupo de diabéticos se reúne no Centro de Saúde da Extensão do Bosque, onde recebe orientações dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. A fisioterapeuta Marcelle Cadillo leva ao grupo informações sobre o “Pé Diabético”, que incluem cuidados de prevenção, os riscos de degeneração do sistema vascular dos membros inferiores e neuropatia. A nutricionista Gladis Cardoso orienta os pacientes sobre alimentação saudável.
FONTE: ASCOM – PMRO.