Rio das Ostras se prepara para abertura dos programas de Orçamento Participativo
Evento será realizado no dia 6 de abril, na Câmara Municipal
A Prefeitura de Rio das Ostras já está se preparando para a abertura dos programas de Orçamento Participativo e Orçamento Participativo Jovem, que vai acontecer no dia 6 de abril, às 18h, na Câmara Municipal.
Os programas, que são geridos pela Secretaria de Gestão Pública, buscam informações que contribuam para a construção de uma gestão mais participativa e ampla de adultos, jovens e crianças, no Município.
O Orçamento Participativo Adulto já está com seu Conselho formado e, desde janeiro, os membros vêm atuando em algumas ações. O objetivo é dar oportunidade a população de escolher as prioridades a serem incluídas no orçamento da cidade em diversas áreas.
A partir do próximo mês, começam as atividades nas escolas, para que os alunos sejam preparados para a Conferência do OP Jovem no Município. De acordo com a subsecretária de Planejamento de Rio das Ostras, Rosemarie Teixeira, no dia da abertura dos programas na Câmara Municipal será divulgada a programação das reuniões setoriais nos bairros e dinâmicas que serão trabalhadas nas escolas do Município.
PARCERIAS – Ainda segundo Rosemarie, a novidade em relação ao OP Jovem é que a Prefeitura está buscando parceria com uma associação educativa, chamada A. Junior Achievement, que foi fundada nos Estados Unidos e atua em diversos estados brasileiros, com a formação empreendedora para jovens em idade escolar.
“A ideia é trabalhar com políticas públicas para juventude empreendedora na metodologia do Orçamento Participativo Jovem, além de ética, cidadania e capacitação de professores para serem mediadores do projeto”, destaca.
A Secretaria de Gestão Pública também realizará reuniões com empresários locais, para verificar o interesse em participar como apoiadores destas políticas públicas voltadas para jovens e crianças.
O programa vai trabalhar com aproximadamente 29 mil alunos, desde a pré-escola aos Ensinos Fundamental e Médio, das redes pública e privada.
fonte: