Hospital Municipal de Rio das Ostras conclui obras de melhorias
Cozinha e refeitório foram reformados e sistema de oxigênio agora funciona plenamente, salvando vidas
A Prefeitura de Rio das Ostras concluiu melhorias importantes no Hospital Municipal nesta semana.
A cozinha da unidade, que estava sem condições de uso, foi totalmente reformada, recebendo novo piso, pintura, iluminação e adequações do sistema sanitário. O refeitório também foi reformado. O Hospital ainda implantou uma nova usina de oxigênio e toda a rede de oxigenação foi reformada, o que permite a utilização de todos os leitos da UTI e o pleno funcionamento do Centro Cirúrgico, salvando vidas.
“A cozinha estava fora de condições de uso, assim como o refeitório. A reforma foi feita dentro das normas técnicas, com acompanhamento dos engenheiros e da Vigilância Sanitária. Vazamentos foram corrigidos e o sistema de drenagem refeito”, explica a secretária de Saúde do Município, Rosimeri Azevedo, que assumiu a Pasta recentemente.
Com uma produção diária de 1415 refeições, a cozinha do Hospital atende à demanda de pacientes e das equipes de profissionais da própria unidade, além do Pronto-Socorro, Centro de Atenção Psicossocial – Caps e da Residência Terapêutica. Durante a obra, as refeições de pacientes, acompanhantes e dos profissionais de saúde foram feitas na cozinha industrial da Padaria Escola do Município, no Parque da Cidade.
OXIGÊNIO – A Secretaria de Saúde também reformou toda a rede de oxigênio hospitalar da unidade. A rede atende aos leitos da UTI, enfermarias pediátrica, obstétrica e ao Centro Cirúrgico. O bom funcionamento do fornecimento de oxigênio é crucial para o atendimento de saúde. As restrições do sistema estavam impedindo o pleno funcionamento da UTI, limitando a ocupação de leitos.
“O sistema estava todo comprometido, com muitos vazamentos, podendo trazer riscos aos nossos pacientes. Foram realizados reparos, troca de peças e manutenção de toda rede do Hospital”, detalhou a secretária de Saúde.
FONTE: