Oficinas e atividades conscientizam sobre preservação ambiental em Rio das Ostras
Atividades, palestras e oficinas voltadas para a conscientização ambiental movimentam Rio das Ostras nesta quinta-feira, dia 9, das 7h às 18h. Uma iniciativa do Projeto Natação no Mar, por meio da ONG Mare – Meio Ambiente, Respeito e Esporte, o dia de conscientização contou com o apoio da Prefeitura por meio das secretarias do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Educação, Esporte e Lazer.
Aluna do Projeto Natação no Mar e catadora de latas e garrafas PETs, Janete Silva participou da oficina de artesanato com material reciclável. “Muitas pessoas jogam fora o que não é lixo, já que pode ser reaproveitado e transformado em outro objeto. Essa conscientização é muito importante”, enfatizou Janete enquanto preparava um cinzeiro com garrafa plástica.
Coordenadora do Natação no Mar, Izabel Thomas contou que escolheram produzir cinzeiros porque, durante uma atividade com os alunos, perceberam que um dos lixos mais encontrados na praia da Boca da Barra é a guimba de cigarro.
“Vamos distribuir os cinzeiros nos quiosques e em outros pontos da praia. Muitos fumantes nem percebem que jogaram o cigarro no chão. Quando você compra qualquer produto, como um refrigerante, é responsável pelo destino da garrafa PET que leva junto”, explicou Izabel.
O assessor técnico de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Leandro de Lima, ministrou palestra sobre a coleta de lixo reciclável. “Temos Ecopontos no Parque dos Pássaros e no Centro de Educação Ambiental – Cedro, mas é importante que garrafas, latas e embalagens de leite longa vida sejam lavados antes de serem levados para os locais de coleta”, afirmou.
Entre as atividades oferecidas estava a oficina de reaproveitamento alimentar, com a chef de cozinha Fernanda Pinheiro. “Infelizmente, o Brasil é um dos países que mais desperdiça alimentos, com cerca de 30% de perda. Muitas pessoas ainda não sabem que as cascas e talos possuem grande quantidade de nutrientes e vitaminas”, lamentou.
ONG MARE – A Mare tem atuado no município com diversas ações que buscam a consciência ecológica, como limpeza de rios e canais, como o projeto “Cuidando do Rio das Ostras”, de recolhimento de resíduos na área do mangue. A organização não governamental também atua em parceria com o S.O.S Mata Atlântica.
FONTE: