Secretaria do Ambiente lança Projeto Lixo Mínimo e reativa ecopontos
Ecoponto do Parque dos Pássaros foi reativado nesta quinta-feira, dia 26
Na programação de Cursos e Oficinas de Verão, que teve início esta semana, a Secretaria Municipal do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras lançou nesta quinta-feira, dia 26, o Projeto Lixo Mínimo. Além disso, a Secretaria também reativou um ecoponto, para separação de resíduos, no Parque dos Pássaros.
Durante a palestra sobre o projeto, foi apresentado um panorama referente à questão dos resíduos no Brasil. Dentro da proposta da necessidade de reduzir o resíduo destinado ao aterro sanitário, a Secretaria deu início ao Projeto Lixo Mínimo com o objetivo de envolver todos os servidores no processo de separação e destinação dos seus resíduos.
Segundo o Secretário do Ambiente, Ivan Noé Freitas Antunes, o servidor levará o lixo de casa para fazer a separação e destinar para o ecoponto. “É necessário que as pessoas entendam que o exemplo vem de casa e, os servidores que prezam pela educação ambiental têm que ser os primeiros a darem o exemplo”, destacou o secretário.
Ainda de acordo com Ivan Noé, a partir da próxima segunda-feira os servidores já não vão mais utilizar copos descartáveis e terão que adotar uma caneca para ingestão de líquidos. O secretário disse que os copos usados pelos visitantes serão destinados para produção de mudas, que acontece no Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras (Cedro).
ECOPONTOS – A diretora do Departamento de Conservação Ambiental da Secretaria, Nathália Ferreira, explicou que o projeto foi criado para atender a coleta seletiva no Município, através dos ecopontos, que são pontos de entrega voluntária em que cidadãos podem levar seu material reciclado para ser destinada a coleta seletiva.
Segundo Nathália, os ecopontos foram reativados em parceria com a Ong Mare de Rio das Ostras – Associação Meio Ambiente, Respeito e Esporte. “A orientação é que os cidadãos voluntários tragam os resíduos separados e limpos para a Secretaria, para que sejam separados nos contentores, que são devidamente identificados e, toda quinta-feira os resíduos serão entregues a Ong Mare para destinação correta”, completou.
Além do Parque dos Pássaros, outro ecoponto foi reativado na última terça-feira, no Cedro, que fica na Avenida Linda, s/nº, no bairro Novo Rio das Ostras.
FONTE: SECOM – PMRO.