Secretaria do Ambiente de Rio das Ostras abre temporada de cursos e oficinas de Verão

Programação sobre Educação Ambiental começa na próxima semana e terá como destaque o “Projeto Lixo Mínimo”  

A partir da próxima semana, a Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras promove mais uma temporada de cursos e oficinas de Verão.

Desta vez, as atividades serão realizadas em vários espaços abrangentes da secretaria, com o objetivo de trabalhar com Educação Ambiental junto à comunidade. No dia 26, a programação será no Parque dos Pássaros, com a inauguração do Ecoponto, ponto de entrega voluntária em que os moradores levam material reciclado para coleta seletiva.

Como nos meses de janeiro e fevereiro, Rio das Ostras sofre com um crescimento significativo da população, de acordo com o Secretário de Ambiente, Ivan Noé, o trabalho visa a sustentabilidade do Município e a divulgação de boas práticas ambientais. “É muito importante para cidade que todos se esforcem nesse propósito. Por isso, a Educação Ambiental preparou uma programação diversificada, para orientar munícipes e turistas sobre a gestão dos resíduos, como aproveitá-los e destiná-los corretamente”, destaca o secretário.  

PROGRAMAÇÃO – Este mês, os cursos e oficinas acontecem no Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras (Cedro) e no Parque dos Pássaros, com foco principal na destinação final e correta de coleta de lixo. Na próxima terça-feira, dia 24, às 9h, no Cedro, haverá palestra sobre Compostos e Caldas Orgânicas, com o palestrante Leandro de Lima. Ele vai ensinar como identificar pragas e doenças e os produtos para combatê-las, além do preparo de adubos naturais a partir do lixo caseiro. Já no dia 25, no mesmo horário, Leandro falará sobre Aproveitamento Integral e Conservação de Alimentos. 

ECOPONTO – No dia 26, a programação será no Parque dos Pássaros, trazendo a inauguração do Ecoponto, que é um ponto de entrega voluntária em que os cidadãos podem levar seu material reciclado para ser destinado à coleta seletiva. Segundo a diretora do departamento de Conservação Ambiental da Secretaria, Nathália Ferreira, em janeiro serão reativados dois ecopontos, um no Cedro no dia 24, e o do Parque dos Pássaros, no dia 26.

Neste dia, às 8h, Nathália também dará início ao Projeto Lixo Mínimo, que é o destaque da programação. De acordo com ela, a ideia da Secretaria do Ambiente é que se destine o mínimo de resíduos possível à coleta regular de lixo e que o máximo seja destinado para a coleta seletiva. “O lixo é um problema que afeta toda a sociedade e destinar corretamente não é mais uma atitude a se pensar e sim de extrema importância executar”, ressalta a diretora, lembrando que o objetivo é proporcionar aos próprios servidores a prática da separação de lixo. Após a implantação nos setores da Secretaria, o intuito é que o exemplo se estenda por todas as repartições da administração municipal.

As atividades continuam às 9h com a Oficina de Sabão Ecológico, ministrada pelo Leandro de Lima, seguida de plantio de árvore. Às 19h, tem o lançamento do Projeto Natureza e Arte. Já no dia 30, a programação segue no Cedro, às 9h, com a Oficina de Horta Orgânica, e no dia 31, no mesmo horário, a Oficina de Horta Vertical, em que o palestrante Leandro ensinará como manter uma horta em pequenos espaços.

Em fevereiro, a programação volta com mais atividades no Cedro, Parque dos Pássaros e Parque Municipal. O Cedro fica na Avenida Linda, s/nº, Novo Rio das Ostras, próximo ao Posto de Saúde Dona Edméia, e o Parque dos Pássaros fica na Rua Petrópolis, s/nº, bairro Mariléa.

 

FONTE: SECOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.