Rio das Ostras consolida produção de uvas de forma pioneira na Região
Pelo terceiro ano cidade realiza a colheita da uva, que vem se adaptando melhor ao solo e clima da área rural
Rio das Ostras vem se destacando pelo plantio e comercialização de uvas, apostando nas espécies Niágara Rosada e Isabel. Nesta semana começou a colheita da primeira safra da uva sem caroço, espécie Ísis, desenvolvida por técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária – Embrapa, que se adaptou bem ao solo e clima de Cantagalo, zona rural da cidade.
A iniciativa começou há quatro anos, com o primeiro plantio. Um ano depois, o produtor Márcio Bernardino colheu a primeira safra da fruta. A cada ano, a quantidade colhida vem aumentando. Este ano, com apoio da Prefeitura e dos técnicos da Embrapa, Bernardino passa a colher os frutos da primeira safra da uva sem caroço, da espécie Isis, desenvolvida especialmente para a região.
Em média, o produtor faz duas colheitas por ano e toda a produção é comercializada na região. Atualmente ele faz o plantio numa área de 1 hectar
e, com um total de 250 pés da fruta. “Apesar da falta de chuvas na cidade, esta safra está superando nossas expectativas. Era esperado cachos com 350 gramas e já encontramos cachos com o dobro desse peso”, comentou o produtor.
REFERÊNCIA- A atividade pioneira em Rio das Ostras vem atraindo a atenção de pequenos produtores de cidades vizinhas como Quissamã e Cantagalo, na região serrana do Estado. Eles já pediram apoio à Embrapa para analisar o solo e o clima desses municípios para avaliar a viabilidade da implantação desse cultivo naquelas cidades.
VISITAÇÃO- A videira do Sítio Recanto das Uvas, que fica na área rural de Rio das Ostras, está se tornando um ponto turístico na cidade. As pessoas procuram o local para conhecer de perto o plantio da fruta. “Além da visita, as pessoas aproveitam para comprar diretamente as uvas”, comentou Márcio Bernardino. Mais informações pelo telefone (22) 9981-77051.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social