Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras tem participação de Projeto Ambiental

Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras tem participação de Projeto Ambiental

Atividades do Projeto Iurukuá, da UFRJ, abordarão ciclo de vida e biologia das tartarugas marinhas

Rio das Ostras está em contagem regressiva para a 24ª edição do Festival de Frutos do Mar. Um dos mais tradicionais eventos do gêneros da Região dos Lagos, o Festival atrai moradores e turistas às areias da Boca da Barra, tendo como cenário o rio das Ostras desembocando no mar. Em 2022, pela primeira vez, o projeto Iurukuá, integrado à Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, fará parte da programação, trazendo a temática da vida marinha. O Festival acontece entre 12 e 15 de novembro.

As atividades do Iurukuá acontecerão nas areias da praia da Boca da Barra no sábado, 12, e domingo, 13, das 12h às 17h30, com ações desenvolvidas numa tenda temática. Serão realizadas atividades que oferecem entretenimento e diversão por meio de materiais didáticos e jogos sobre curiosidades da tartaruga marinha.

“A gente trabalha medidas que podem auxiliar a diminuição dos impactos no ecossistema marinho, relacionadas, principalmente, à dinâmica de uso e descarte do lixo, para despertar no público a responsabilidade socioambiental e convidar as pessoas a somarem forças em um time que visa o respeito e a conservação da vida”, disse Vinícius Albano, professor da UFRJ e coordenador do projeto Iurukuá.

Projeto Iurukuá – O Projeto Iurukuá promove atividades desde 2016 com ações de extensão no Estado do Rio de Janeiro. Suas atividades acontecem por meio de oficinas em escolas, praias e em eventos do Calendário Ambiental. Elas alertam sobre as principais causas de ameaças e os riscos ambientais para todo o ecossistema, incluindo os seres humanos

O Iurukuá está vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade – Nupem, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

 

 

 

FONTE: Bruno Pirozi

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.