Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Parque Municipal é mais uma opção de lazer em Rio das Ostras

Trilhas ecológicas, bromeliário e plantio de árvores são alguns dos atrativos

A alta temporada começou e uma ótima opção para os dias de sol nessas férias de julho é o Parque Municipal de Rio das Ostras, administrado pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. A Área de Proteção Permanente – APP está localizada às margens da Rodovia Amaral Peixoto, na altura de Mar do Norte. O espaço conta com um bromeliário, estufas para a produção de mudas destinadas à arborização da cidade, minhocário e trilhas ecológicas que levam ao topo de uma montanha, de onde os caminhantes podem contemplar a beleza do mar, a Lagoa Salgada de Itapebussus e ainda avistar o município vizinho.

Entre espécies nativas e exóticas, o visitante pode encontrar alguns habitantes da APP como gatos do mato e bichos-preguiça, que observam, de perto, a presença das pessoas.
O jornalista José Eduardo Silva conheceu o Parque Municipal durante a aula externa de um curso de fotografia. “Já havia passado na frente do Parque várias vezes, mas não tinha ideia da quantidade de espécies e da beleza que encontramos nesse lugar. Fiquei encantado”, declarou José Eduardo, dizendo que já planeja levar a família para um passeio no local.
Uma grande área sombreada entre palmeiras imperiais que lembram o caminho do Jardim Botânico é um convite a um piquenique, outra opção para curtir o local.
No Parque, milhares de mudas são cultivadas para arborizar as praças e os prédios públicos, além de reflorestar áreas degradadas. O visitante que tiver interesse de deixar a marca de sua presença pode, ainda, plantar uma das espécies e contribuir para a ampliação da área verde.
O adubo para a produção dessas mudas também é feito no local, com o beneficiamento do material de poda de galhos, triturados para virar compostagem.
O Parque Municipal também oferece atrativos para os que curtem esporte de aventura. Um paredão de rocha possibilita a prática de escalada, mas para fazê-la, é preciso agendar autorização com a direção da APP, pelo telefone 2764-8253.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Imprimir Email

Anúncios

Anúncios