Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Participantes comemoram sucesso do XIX Festival de Frutos do Mar

Movimento nos restaurantes aumentou em 30% durante o Festival.  La Table venceu concurso de melhor prato

Rio das Ostras celebrou nesta quarta, 9, os bons resultados do XIX Festival de Frutos do Mar. Além de dar a oportunidade a moradores e turistas de degustar do melhor da gastronomia local, o evento também promoveu o incremento na economia do Município.

De acordo com os participantes, houve um aumento de 30% no movimento dos restaurantes durante o período do Festival, de 16 a 29 de novembro.

O La Table Cozinha Intimista foi escolhido pelo júri técnico o vencedor da edição 2015, com o prato Netuno de Caraívas. O Bartrô Restaurante e Bistrô foi segundo colocado, enquanto o terceiro lugar ficou com o Maniva Tapiocaria e Bistrô. Este ano, a organização passou a ser feita pelo Núcleo Gourmet, com o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras, reunindo 10 restaurantes, com a participação especial de outros dois estabelecimentos.

Durante a cerimônia de premiação, o prefeito Alcebíades Sabino destacou os aspectos culturais da gastronomia e sua importância para a geração de renda no Rio das Ostras.

“A principal vocação de Rio das Ostras é o turismo. Nosso presente e futuro estão ligados ao Turismo, setor que mais emprega no mundo inteiro. O ciclo de geração de renda é muito extenso, abrangendo desde o trabalhador mais humilde até o empresário. Neste sentido, a gastronomia é um aspecto fundamental da cultura de um povo, um saber que deve ser reconhecido e celebrado”, disse Sabino.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carla Ennes, também destacou o empenho dos empresários do setor em promover o evento e elogiou o apoio do Sebrae para a criação do Núcleo Gourmet.  

“A gastronomia marca os lugares. Uma das lembranças mais fortes que temos quando viajamos, são das comidas que provamos. Por isso, devemos celebrar a realização do Festival de Frutos do Mar e trabalhar para o seu fortalecimento. O evento deste ano só foi possível por causa da parceria de vocês e o apoio do Sebrae. A criação do Núcleo Gourmet é um sonho realizado e tenho certeza de que vai contribuir muito para o desenvolvimento do setor no Município”, destacou a secretária.

Para a presidente do Núcleo Gourmet de Rio das Ostras, Rosangela Lanttanzi, a experiência do Núcleo Gourmet tem sido positiva, uma vez que a visão de parceria entre empresas contribui para o desenvolvimento do setor.

PRATO VENCEDOR – O prato vencedor do festival foi o Netuno de Caraívas, que consiste em um lombo de cavala empanado com coco e flocão de milho branco, sobre arroz negro e redução de tamarindo. Há dois anos como chef, Fernanda Pinheiro, responsável pelo cardápio do La Table, comemorou a sua primeira premiação nesse ofício. “Tem um sabor especial”, disse.


FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Imprimir Email