Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Rio das Ostras recebe representantes do PNUD e Petrobras para divulgar projeto de territorialização da Agenda 2030

No próximo dia 24 de abril, Rio das Ostras vai receber representantes do PNUD - Projetos da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, com a finalidade de iniciar as discussões do Projeto Territorialização e Aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O encontro, que também vai contar com gestores públicos de Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Campo dos Goytacazes, Carapebus, Quissamã, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, será na sede administrativa da Prefeitura, às 16h. 

 

 

 

O foco das ações do PNUD em 116 municípios de 14 Estados brasileiros, em parceria com a Petrobras é fortalecer as capacidades dos atores locais para a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no planejamento municipal, estabelecer referências e elaborar insumos para o alinhamento da Agenda 2030 às necessidades dos territórios e promover a gestão do conhecimento para replicar as boas práticas. 

 

 

 

O projeto também acompanhará o processo de evolução de indicadores nos territórios para o alcance dos ODS, além de promover a capacitação de gestores públicos e mobilizar a sociedade civil e o setor privado na promoção de iniciativas que dialoguem com o desenvolvimento econômico, social e ambiental, de forma integrada.

 

 

 

Para fortalecer os municípios na identificação das metas da Agenda 2030, o projeto também levantará as necessidades das regiões por meio de diagnósticos de indicadores locais, para auxiliar os gestores públicos com dados efetivos e que tenham como linha de base os ODS.

 

 

 

De acordo com a assessora de Desenvolvimento Territorial do PNUD, Ieva Lazareviciute, o projeto de territorialização e aceleração dos ODS fortalecerá as capacidades locais de forma a gerar engajamento e ações específicas, respeitando a realidade de cada lugar, para o cumprimento das metas da Agenda 2030. Segundo ela, a participação dos diferentes segmentos da sociedade será fundamental para que o desenvolvimento seja participativo e inclusivo.

 

 

 

“A Agenda 2030 traz essa vertente da integração econômica, social e ambiental, de forma equilibrada. Nós vamos trabalhar, por meio desse projeto conjunto com a Petrobras, em 110 municípios do país. Nosso maior objetivo é fortalecer a capacidade dos gestores em identificarem necessidades, com diagnósticos e dados específicos, para fortalecer o planejamento das políticas públicas. A mobilização da sociedade civil e do setor privado também vai ser essencial para que as ações aconteçam de forma integrada”, afirmou Ieva Lazareviciute.

 

 

 

No Estado do Rio de Janeiro, representantes da Petrobras e do PNUD já fizeram a apresentação do projeto de territorialização dos ODS para os municípios de Angra dos Reis, Mangaratiba, Duque de Caxias e Macaé. Ao todo, 21 cidades do Estado do Rio de Janeiro serão diretamente impactadas pelas ações do projeto.

 

FONTE: ASCOM - PMRO.

Imprimir Email

Anúncios

Anúncios