Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Celebração ao Dia Mundial da Água termina nesta sexta em Rio das Ostras

Durante a semana, a data foi comemorada com várias ações no município

Nesta quinta-feira, 22, foi comemorado o Dia Mundial da Água, mas desde o início da semana, Rio das Ostras promove ações para celebrar a data. As atividades são realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, por meio do Centro de Educação Ambiental – Cedro. A programação termina nesta sexta-feira, dia 23, com passeio de alunos da rede pública de Rocha Leão, que vão conhecer o Rio Jundiá, a partir das 14h.

Segundo a coordenadora do Cedro, Uellem Bilro, as ações pela Semana Mundial da Água têm atingido o objetivo em Rio das Ostras, que é de mostrar que a água é um bem comum e de responsabilidade de todos. Ela contou que, entre outras atividades, na segunda e terça-feira, dias 19 e 20, durante a realização do projeto “Praia não é Cinzeiro”, dezenas de pessoas visitaram a tenda na Praça José Pereira Câmara, no Centro, e muitas fizeram a troca de óleo de cozinha por sabão ecológico ou mudas frutíferas. 

“Nessa ação, contamos com a parceria da BRK Ambiental e recolhemos 35 litros de óleo e fizemos um trabalho de sensibilização com mais de 200 alunos do município, com oficina de arte e cinema em plena praça. Diante disso, estamos percebendo a cada dia uma adesão maior da população quanto aos cuidados que se deve ter com os resíduos que geramos. Infelizmente, na quarta-feira não pudemos fazer o plantio do mangue, por causa da chuva. Mas chuva é água, então a celebramos de qualquer forma”, destacou Uellem.

O secretário de Meio Ambiente, Ivan Noé Antunes, também recebeu os estudantes na Praça José Pereira Câmara esta semana e pontuou que a secretaria conta com uma estrutura de Educação Ambiental que busca sempre temáticas importantes como a água.

“Rio das Ostras, por exemplo, não tem uma bacia hidrográfica própria e nossa água vem de outros municípios. Vivemos num mundo complicado, com déficit hídrico em diversos lugares e precisamos estar conscientes e multiplicar essa questão de que a água é um bem indispensável para nossa vida e o meio ambiente em que vivemos. Economizar água, não poluir os lençóis freáticos estão entre outras ações importantes no dia a dia das pessoas”, concluiu o secretário. 

FONTE: ASCOM - PMRO.

Imprimir Email