Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Projeto de educação ambiental é lançado em Rio das Ostras com presença de ex-ginasta

Daiane dos Santos apresentou “Água na Escola – Gotas de Futuro”, iniciativa que vai atingir 2,6 mil alunos da Rede Municipal

Cerca de 2,6 mil alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Rio das Ostras vão aprender a preservar um importante recurso natural e ainda multiplicar conhecimento. O projeto “Água na Escola – Gotas de Futuro” lançado nesta segunda, 16, com a presença da ex-atleta Daiane dos Santos, percorre cinco unidades de ensino até sexta, dia 20.

O lançamento do projeto, que aconteceu na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, no Jardim Campomar, marcou também a inauguração da quadra coberta da unidade. O prefeito Marcelino Borba, presente na abertura do evento, falou da importância de levar informações sobre água e saneamento básico para os estudantes.

“Não podemos esquecer que a saúde começa com o saneamento e a água é o pilar de uma vida saudável. Considero muito importante receber nas nossas escolas esse projeto, que tem a parceira de Daiane dos Santos, um exemplo para os alunos de como é possível vencer com o esporte e a educação”, afirmou o prefeito.

Uma iniciativa do Instituto Trata Brasil, do qual Daiane dos Santos é embaixadora, o projeto “Água na Escola – Gotas de Futuro”  conta com a parceria da BRK Ambiental. Com muitas atividades interativas, a ex-atleta, acompanhada pelo educador Evanildo Fernando, leva informação de forma lúdica para as crianças. No final da apresentação, a garotada ainda foi presenteada por um salto triplo da campeã de ginástica artística.

“Nosso objetivo é fazer que cada criança saia daqui com a consciência de ser uma gotinha para o nosso futuro, multiplicando o conhecimento adquirido. O mais interessante é observar, chegando em Rio das Ostras, que os alunos já recebem educação ambiental e podemos reforçar esse aprendizado com o nosso projeto”, enfatizou Daiane.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL -  O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Mauricio Henriques, falou da relevância da iniciativa. “Sabemos da importância do tratamento da água e do uso racional desse recurso, temas tão presentes no cotidiano dos nossos alunos. Considero significativo poder receber o projeto na inauguração da quadra coberta da escola, que vai beneficiar tanto os estudantes”, enfatizou o secretário.

Professora de uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Maria Teixeira de Paula, Zeli Rabello elogiou o projeto. “Já falamos da importância da água e do saneamento para os alunos. Mas aqui eles puderam aprofundar esse conhecimento de forma lúdica e divertida”, explicou a educadora.

Um dos alunos de Zeli, falou em nome de toda a turma, mostrando que aprenderam a lição passada pelo projeto. “Temos que  preservar a água e evitar o desperdício”, disse Jonathan Souza, de 12 anos. O estudante conta que desligar o chuveiro na hora de se ensaboar no banho é uma das atitudes importantes para economizar.

O “Água na Escola – Gotas de Futuro” vai passar ainda por mais quatro escolas municipais: Simar Machado Sodré, no Âncora, na terça, 17; Jerônymo da Costa Mendes, no Recanto, na quarta, 18; Inayá Moraes D’Couto, no Village, na quinta, 19; Ary Gomes de Marins, em Costazul, na sexta, 20. 

Participaram da solenidade de lançamento do projeto gestores municipais, diretores de unidades de ensino e os vereadores Alberto Moreira Jorge e Paulo Fernando Carvalho.

 

FONTE: ASCOMTI - PMRO.

Imprimir Email

Anúncios

Anúncios