Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Escola da Rede Municipal inaugura horta

Escola da Rede Municipal inaugura horta e orienta alunos a ter alimentação saudável

Muitos pais sofrem para conseguir convencer os filhos pequenos a comer verduras, legumes e frutas. Em Rio das Ostras, a tarefa de ajudar as crianças a se alimentar bem foi assumida também pelas secretarias de Educação e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Através desta parceria, as Unidades da Rede Municipal de Ensino vem implantando hortas com o objetivo de destinar a produção ao consumo escolar. Os alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Alzir David Moreira, no Loteamento Serramar, estão sendo beneficiados pela iniciativa. Na última sexta-feira, dia 6 de outubro, foi inaugurada a horta deste escola e pais e alunos colocaram as mãos na terra para plantar pés de rúcula, alface e outras verduras..

A inauguração da horta foi uma das atividades do dia dedicado à Segurança Alimentar, com o tema “Comer bem para viver melhor”. A iniciativa do Colégio Municipal Alzir David Moreira é fruto da I Conferência Municipal Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que aconteceu no ano passado. Uma realização do Núcleo de Educação Ambiental (Neam) de Rio das Ostras, a conferência motivou os colégios participantes a elaborar projetos, envolvendo também a comunidade.

 “Apresentamos os temas biodiversidade, mudanças climáticas, segurança alimentar e diversidade étnico-racial para serem trabalhados e cada escola escolheu o que achou mais adequado. Temos uma visão ampla do meio ambiente, que leva a respeitar o ser humano, promovendo o seu desenvolvimento integral, o relacionamento entre as pessoas e com a natureza”, define Eliane Camacho, que integra o Neam.

Atividades - Através de danças e encenações, os alunos do Alzir mostraram que já sabem que é importante ter uma alimentação saudável. Eles também puderam circular pelas salas do colégio, cada uma dedicada a um tipo de alimento, experimentando assim derivados de leite, verduras e legumes, frutas e grãos variados. “As crianças estão acostumadas a comer biscoitos, hambúrguer e batatas fritas. Para mudar estes hábitos, decidimos realizar oficinas informando sobre a importância da alimentação saudável”, conta a diretora, Marinelse Schuindt.

 Uma palestra com o técnico de agrícola da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Leandro de Lima, deu dicas de como fazer receitas atraentes e nutritivas. “As crianças, em geral, não aceitam a berinjela e o espinafre cozidos. Mas se cortamos a berinjela fininha e a colocarmos no lugar da massa, intercalando com queijo, presunto, espinafre e molho branco, podemos criar uma lasanha que a garotada adora”, explicou ele.

O técnico também ensinou a fazer uma horta doméstica, inclusive orientando sobre a melhor forma de realizar a compostagem, que dá origem a um excelente adubo para a terra. A idéia foi aprovada por muitos pais.“Eu tenho espaço no meu quintal para uma horta mas, como nunca lidei com a terra, não sabia como fazer. Agora, com a orientações que recebi, criei coragem para começar. Será uma forma de garantir a alimentação de qualidade, sem agrotóxicos, para a família”, afirma a dona-de-casa Dirce Alves de Lima Marone.
 
FONTE: SECOM - PMRO. 

Imprimir Email

Anúncios

Anúncios