Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Servidores elogiam capacitação promovida via plataforma

 

Dos 285  servidores da Assistência Social quase 180 estão inscritas nos seis cursos oferecidos pela Prefeitura

No início de junho, a Prefeitura de Rio das Ostras abriu inscrições de cursos destinados, inicialmente, a servidores que atendem às unidades da Assistência Social. A adesão foi imediata. Até agora, são 174 pessoas sendo capacitadas por meio de uma plataforma de Educação a Distância (EAD) elaborada pela Administração Municipal. Quem está participando das aulas vem elogiando a iniciativa.

 

“A qualidade da capacitação oferecida é altíssima. Estou fazendo o curso Sistema Único de Assitência Social – SUAS: Conceito, Importância e aplicabilidade. Há 15 anos atuo profissionalmente na Secretaria de Bem-Estar Social e este módulo fez com que eu entendesse muitas situações e ações que acontecem na nossa rotina diária. É importante sabermos todos os conceitos deste Sistema, assim percebemos o quão importante é o papel de cada um de nós, servidores, na vida das pessoas assistidas”, conta Amanda Vasques, oficineira de Dança.

 

Na opinião de Rosângela Silva, orientadora social, o curso tem sido de grande proveito. “É muito enriquecedor e agrega conhecimentos, novas experiências e aprendizagem. E assim, melhora a qualidade do atendimento aos usuários”, acredita.

 

A servidora ainda fez elogios à iniciativa. “Quero parabenizar a todos que possibilitaram essa capacitação neste momento de isolamento social onde os cursos  presenciais  foram adiados. Agora temos as ferramentas e suporte online”, disse Rosângela.

 

Os cursos ficam disponíveis por meio do site Capacita.riodasostras.rj.gov.br (Capacita com letra maiúscula) e neste mesmo ambiente virtual é possível escolher a área de interesse e fazer a inscrição. Aa capacitações tem vagas limitadas, mas serão abertas várias vezes para que contemple o máximo de profissionais possível.

 

Cada módulo é elaborado e ministrado pelo corpo técnico da Secretaria de Bem-Estar Social e fica disponível por meio de vídeo e documento em formato PDF. Atualmente estão abertos dois cursos sobre “Atendimentos Federais”, dois sobre “Temas interpessoais” e um sobre o “Suas 2020”.

 

“Nossa intenção é ampliar a plataforma para o próximo semestre, abrindo vagas, inclusive, para servidores de outras secretarias. As aulas são uma ação permanente e poderão ter parcerias de diversas instituições, como universidades e outras unidades de Educação”, disse Eliara Fialho, secretária de Bem-Estar Social de Rio das Ostras.

 

Para participar das aulas, os servidores devem dedicar algumas horas após o expediente aos estudos online, que têm dia e hora para começar e acabar. Ao final, será emitido um certificado para quem concluir o curso com, no mínimo, 75% de participação com presença nos fóruns e entrega de atividades. Os primeiros cursos terão a carga horária entre 20 e 30 horas.

 

A plataforma é uma ação da Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras com ampla parceria da Secretaria de Educação e da Assessoria de Comunicação e Tecnologia da Informação da Prefeitura.

 

“Este projeto foi idealizado visando a valorização dos servidores e a constante melhoria no atendimento prestado aos usuários da política de assistência social. A oferta de cursos gratuitos, por meio da plataforma EAD, possibilita ao trabalhador maior flexibilidade e autonomia no processo de aprendizagem em termos de organização e conteúdo, bem como a troca de experiência com diferentes profissionais nos fóruns de discussões”, relatou Luana Rubim, tutora do Curso de Noções Básicas de Acesso a Serviços e Benefícios através do canal de INSS.

 

INSCRIÇÕES – O objetivo da Prefeitura é não parar de oferecer cursos. Por isso, é importante fazer o cadastro para estar apto a se inscrever em outras capacitações que forem abertas.  

 

Segundo Aline Rangel, coordenadora da plataforma, “quem estiver interessado em se capacitar poderá contar com novas datas de inscrição para esses cursos que serão mantidos na plataforma”.  Basta aguardar a conclusão das turmas em andamento para sejam abertas novas e divulgados os períodos cadastramento.

 

 As inscrições são realizadas pelo método da “Autoinscrição”, por meio do site da plataforma http://capacita.riodasostras.rj.gov.br. Ao acessar esse link, o servidor poderá verificar as capacitações que são oferecidas, se cadastrar na plataforma e se inscrever naquele de maior interesse,  se este for o primeiro acesso. Se o cursista já estiver cadastrado, basta fazer o login e se inscrever na capacitação que escolher.

 

A “Autoinscrição” é um método simples e que garante maior autonomia para os interessados. Basta acessar o link, clicarem  “Entrar”, em seguida em “Criar uma conta”, preencher o formulário e concluir o cadastro.

 

Feito isto, basta acessar com a Identificação do usuário (login) e senha preenchidos no formulário e se inscrever nos cursos.

 

Esses passos são realizados apenas no primeiro acesso, para preenchimento do formulário de cadastro, ou seja, tendo realizado o cadastro, nos próximos acessos o cursista só precisará do login e senha e poderá assistir as aulas ou se inscrever em novos cursos.

 

fonte: ASCOMTI - PMRO.

Imprimir Email

Anúncios

Anúncios