Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Alunos de Rio das Ostras aprendem o valor das brincadeiras antigas por meio da arte

 

Atividades na Escola Neli Aparecida Tâmara Luiz encerram comemorações do mês das crianças na Rede Municipal de Ensino

Com o projeto “Gente miúda no mundo”, inspirado nas obras do pintor Ivan Cruz, a comunidade da Escola Municipal Neli Aparecida Tâmara Luiz conheceu a força transformadora dos jogos e brinquedos tradicionais. No encerramento, realizado nesta quarta-feira, 30, o próprio artista plástico esteve presente e fez reflexões sobre as brincadeiras da infância.

 

De acordo com a diretora da unidade, Glória Rangel, por causa da chegada das redes sociais e dos jogos online, as crianças quase não têm mais conhecimento dessas formas de divertimento ao ar livre. “Estamos desenvolvendo esse trabalho de resgate a partir das obras do artista plástico Ivan Cruz, com releituras das telas pintadas por ele, construção dos brinquedos e também brincando, que é o objetivo real do projeto”, destacou.

 

Depois de participar de uma caminhada pelo entorno da escola com os alunos levando brinquedos tradicionais reproduções de suas obras, Ivan Cruz presenteou a unidade de ensino com a pintura de um painel no muro. “Não tenho nada contra o mundo tecnológico, mas o conteúdo para as crianças deve ser mais lúdico. Vamos brincar de soltar pipa, de roda, de boneca, de jogar bola de gude, rodar pião, andar de perna de pau. Já pintei mais de 100 brincadeiras diferentes em mais de 600 quadros”, afirmou o artista plástico.

 

Coordenadora do projeto “Brincadeiras de criança” e filha do artista plástico, Ludmila Guerra contou que percorrem o País desde 1999, estimulando a diversão por meio de jogos e brinquedos tradicionais. “Essa experiência que vivemos em Rio das Ostras vai ficar na nossa história. Aqui vocês mostraram que é possível fazer a educação mais lúdica e mais leve sem precisar de muito recurso”, enfatizou.  

 

Mãe de Nicole, aluna do Jardim II, Renata Verneck lembrou que muito das brincadeiras retratadas nos trabalhos de Ivan Cruz fizeram parte da sua infância. Ela lamentou o fato das crianças hoje estarem mais ligadas em tablets e celulares. “Acho muito importante os pais levarem seus filhos para brincar nas ruas, praças, praia. Eu tento fazer isso ao máximo”, contou.

 

ARTISTA PLÁSTICO -  “A criança que não brinca, não é feliz. Ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço do coração”. Essa frase resume o trabalho de Ivan Cruz, carioca de nascimento e morador de Cabo Frio. Em 1986, ele deixou a advocacia para se dedicar integralmente à produção artística. Quatro anos depois, se preparando para uma exposição em Portugal, pintou os primeiros quadros com brincadeiras de sua infância. A temática fez tanto sucesso que acabou dando origem ao projeto que levou para muitas escolas do País.

 

MÊS DAS CRIANÇAS – Além da Escola Neli Aparecida Tâmara Luiz, todas as unidades escolares tiveram uma programação especial para comemorar o mês dedicado às crianças.  Para festejar a data aconteceram Feiras de Matemática, Sessões de Cinema e Teatro, Oficinas de Culinária, Feiras de Conhecimento, entre outras atividades.

 

FONTE: ASCOMTI - PMRO.

Imprimir Email

Anúncios

Anúncios