Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Escolas da Rede Municipal de Rio das Ostras fazem reciclagem de lixo eletrônico

A crescente aceleração da produção e do consumo de eletrônicos no Brasil impulsionou o desenvolvimento de um projeto que envolve 15 escolas da Rede Municipal de Educação de Rio das Ostras.

Nessas unidades foram instituídos pontos de coleta de lixo eletrônico, como celulares, carregadores, baterias e outras peças fora de uso. O material vai ser transformado em objetos de arte e utilitários ou receber o descarte adequado.

 

O Projeto de Reciclagem do Lixo Eletrônico tem como públicos-alvo professores dos laboratórios de informática das unidades de ensino, alunos monitores voluntários e toda comunidade escolar que desejar participar. Desde o dia 23 de setembro, estão sendo realizadas palestras de conscientização ambiental, reutilização e reciclagem de eletrônicos. A iniciativa também inclui oficinas de arte para reaproveitar os objetos arrecadados.

 

“Queremos promover uma consciência ambiental voltada, especificamente, para a produção de lixo eletrônico, que vem afetando a sociedade nas últimas décadas devido à expansão das tecnologias digitais. Com o projeto, podemos fazer o descarte correto e ainda produzir objetos artísticos ou funcionais a partir da sucata dos lixos eletrônicos”, explicou a coordenadora do Departamento Educacional de Tecnologias Digitais, Carla Peixoto.

 

A educadora lembra que esse lixo compromete diretamente o meio ambiente, causando poluição do solo, do ar e dos recursos hídricos. Os eletrônicos descartados também podem afetar a condição sanitária da população e provocar danos econômicos e ecológicos imensuráveis.

 

É importante destacar que todo o resíduo que não for utilizado será recolhido nas unidades escolares pela ONG Sustech Resíduos e Serviços, especializada nesse tipo de lixo. De acordo com o cronograma do projeto, de 23 de setembro a 31 outubro acontecem as palestras as oficinas e apresentação dos trabalhos nas escolas e, de 4 a 15 de novembro, será feita a retirada do material em desuso.

ESCOLAS PARTICIPANTES – Integram o projeto as escolas que possuem laboratórios de Informática. São elas: o Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero), o Ciep Brizolão Mestre Marçal Municipalizado, as Escolas Municipais Maria Gorete Vicente Jorge, Cidade Praiana, Vereador Pedro Moreira dos Santos, Maria Teixeira de Paula, Professora Rosângela Duarte Faria, Nilton Balthazar, Professora Marinete Coelho de Souza, Maria da Penha de Oliveira, Acerbal Pinto Malheiros, Padre José Dilson Dórea, Simar Machado Sodré, Jerônymo Mendes da Costa e Colégio Municipal Professora América Abdalla.

 

FONTE: ASCOMTI - PMRO.

Imprimir Email

Anúncios

Anúncios