Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Encontro Regional dos Conselhos Escolares foi realizado em Rio das Ostras

Rio das Ostras sediou nesta quarta-feira, dia 5, o II Encontro Regional dos Conselhos Escolares das Baixadas Litorâneas.

O evento, realizado no auditório da Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, reuniu representantes de Rio das Ostras, Araruama, Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Quissamã, Iguaba Grande, Macaé, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.

Com o tema "Conselhos Escolares: um dos caminhos para a Gestão Democrática", o encontro contou com a presença do secretário municipal de Educação, Esporte e Lazer, Mauricio Henriques. Entre os palestrantes estava Daniela Pati do Amaral, pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (Portugal), que desenvolve pesquisas sobre gestão democrática das unidades escolares.

 

“A unidade de ensino se transforma pelo olhar das pessoas que a compõem, por isso é fundamental a participação das comunidades escolar e local. É no seio da escola que as ideias nascem, são debatidas e colocadas em prática. A nova administração municipal, empossada há cinco meses, tem valorizado a gestão democrática. Acreditamos que a escuta cotidiana deve ser a base de todas as ações”, afirmou o secretário Mauricio Henriques.

 

O II Encontro Regional dos Conselhos Escolares das Baixadas Litorâneas foi organizado pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras em parceria com o Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. O grupo é constituído por funcionários da secretaria e diretores de unidades de ensino

 

PROGRAMA - No encontro foi apresentado o trabalho desenvolvido pela equipe do Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Rio das Ostras. Em quatro anos de atuação, o programa tem cumprido sua função na Cidade e, atualmente, as 47 unidades da Rede Municipal já implantaram seus respectivos conselhos escolares. Esses são compostos por representantes de comunidades escolar – funcionários, alunos e pais – e local.

 

Entre as funções do Programa constam a elaboração de materiais informativos, assessoramento técnico e oferta de formação continuada para os conselheiros escolares.

 

FONTE: ASCOM - PMRO.

Imprimir Email