Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Programa educacional de Rio das Ostras é referência para outros municípios

Equipe da Secretaria de Educação de Itaperuna visitou a Cidade para conhecer iniciativa que ajuda a diminuir a distorção idade-série

Experiências bem-sucedidas da Educação em Rio das Ostras têm servido de exemplo para outros municípios.

Na última terça-feira, 15, por exemplo, a equipe da Secretaria de Educação de Itaperuna esteve na Cidade para conhecer o Programa de Correção de Fluxo. Uma das vencedoras do Prêmio Melhores Práticas, concedido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, a iniciativa possibilita que alunos com distorção idade-ano de escolaridade avancem no aprendizado.

A secretária de Educação de Rio das Ostras, Maria Lina Paixão, recebeu a subsecretária de Educação de Itaperuna, Priscila Verdan, e falou da importância de colaborar com outros municípios.  “Tivemos uma manhã muito agradável com essa equipe, que veio conhecer de perto o nosso programa de Correção de Fluxo. Momentos assim são muito necessários para troca de experiências e para o sucesso de nossa Educação”, explicou Maria Lina.

Segundo a subsecretária, Itaperuna deseja diminuir a distorção idade-ano de escolaridade e por isso procurou por projetos de excelência desenvolvidos na área pelos municípios fluminenses. “Soubemos dos bons resultados de Rio das Ostras e decidimos conhecer melhor essa experiência”, contou Priscila Verdan.

Diretora do Departamento Pedagógico de Itaperuna, Geucineia Pencinato lembrou que essa distorção, quando elevada, diminui o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A educadora destacou que visitaram Rio das Ostras também para obter informações sobre a ampliação do programa na Cidade, que agora atende aos alunos dos Anos Iniciais.

PROGRAMA - Estimular o aprendizado, combater o sentimento de fracasso dos alunos e diminuir a evasão escolar são algumas das metas do Programa de Correção de Fluxo, que atende alunos dos Anos Iniciais e Finais. Com a iniciativa, todos que estão acima da faixa etária estimada para ano de escolaridade cursado podem avançar em até duas séries. O programa é desenvolvido pela equipe da Coordenadoria de Avaliação, Acompanhamento Pedagógico e Formação – Casa da Educação.

 

FONTE: ASCOM - PMRO.

Imprimir Email