Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Servidores de Rio das Ostras fazem curso de capacitação em Sistema de Convênios

Curso foi ministrado durante três dias no Centro Municipal de Inclusão Digital

Terminou nesta quarta-feira, dia 7, a capacitação em Sistema de Convênios – SICONV, direcionado para servidores públicos de Rio das Ostras. O curso, que é do Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, e foi oferecido pela Prefeitura através da Secretaria de Gestão Pública, teve duração de três dias e contou com a participação de 32 servidores. Os encontros foram realizados no Centro Municipal de Inclusão Digital, na localidade de São Cristóvão.

 

De acordo com a instrutora do IBAM, Leene Marques, o curso apresenta e discute conceitos e procedimentos para o gerenciamento do Siconv para servidores que atuam ou que pretendem atuar na área de convênios e contratos. Ela destacou a turma de Rio das Ostras que se mostrou bastante interessada em aprofundar os conhecimentos para trazer recursos e ampliar os investimentos no município, nas mais diversas áreas.

 

“O curso dá uma visão geral quanto à captação de recursos do orçamento da União e gerenciamento de todo o processo. É fundamental ter uma boa equipe, com todos os perfis definidos e estrutura que possibilite fazer uma gestão de excelência com os recursos públicos e essa qualificação é muito importante nesse processo”, ressaltou.

 

Para a administradora Monara Lobosco, da área da Saúde em Rio das Ostras, quando se trata de convênio, quanto mais ferramentas melhor para a operação do sistema.

 

“Principalmente para a Saúde é fundamental esse conhecimento. Foi um curso bastante esclarecedor e enriquecedor para todos nós, que precisamos estar a todo o momento nos capacitando para oferecer um trabalho de qualidade”, pontuou. 

 

A assessora técnica da Secretaria de Obras de Rio das Ostras, Emanuelle Nogueira, que trabalha com convênios para execução de obras, destacou que o curso deu o direcionamento para conhecer todas as etapas nessa atividade, desde a execução até a prestação de contas.

 

“O nosso trabalho é compreendido na análise técnica dos documentos que vão compor o convênio, como exemplo, projetos básicos e planilhas orçamentárias. Aqui tivemos o entendimento com o uso de estudos de casos reais e nos trouxe um impulso para a tomada de ações dentro de todo o processo”, completou.

 

INTEGRAÇÃO - Seu colega de trabalho, Fernando Macário, que é assessor de planejamento e controle da secretaria, acrescentou ainda que o curso foi muito importante para entender a importância de cada um neste tipo de trabalho. “A interação entre as secretarias foi essencial em absorver o conhecimento de todas as etapas da gestão de convênios através do Siconv. Houve um envolvimento grande de todos e isso só nos ajuda a fortalecer o trabalho e também trazer benefícios para a população”, disse Fernando.  

 

SICONV – É um modelo gerencial inovador na gestão pública. O Sistema de Gestão de Convênios do Governo Federal é para captar recursos do orçamento da União das transferências voluntárias, através da celebração e execução dos convênios. O objetivo é capacitar servidores públicos, para execução de todas as fases do convênio até a prestação de contas.

 

FONTE: ASCOM - PMRO.



Imprimir Email