Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Reuniões preparam candidatura de Rio das Ostras à Rede de Cidades Criativas da Unesco

Serão realizados encontros nesta terça-feira, dia 30, na Biblioteca Pública Municipal, nos horários das 15h e das 19h

Depois da audiência pública realizada no Teatro Popular na noite de sexta-feira, dia 26, para anunciar que Rio das Ostras concorre a uma vaga na Rede de Cidades Criativas da Unesco, o Município continua a preparar a sua candidatura. O próximo passo são os “worlds cafés”, metodologia de trabalho na qual os participantes circulam por diferentes grupos temáticos compartilhando ideias, marcados para esta terça-feira, dia 30, em dois horários, às 15h e à 19h, na Biblioteca Pública.

 

Assim como na audiência, que reuniu moradores, artistas de diferentes segmentos, produtores culturais e representantes do Poder Público, as rodadas de conversa também devem ser integradas por um público eclético. A partir do diálogo e trocas em grupo, Rio das Ostras vai construir as propostas para sua candidatura à Rede de Cidades Criativas da Unesco na área temática da Música.

 

“Algumas pessoas de Rio das Ostras tiveram um sonho, realizado há 27 anos: a emancipação da Cidade. O tempo passou, mas os sonhos não param. Nosso sonho agora é com uma cidade sustentável por meio da indústria criativa da música. Estamos reunidos hoje aqui para começarmos a concretizar mais esse sonho coletivo”, anunciou a presidente da Fundação de Cultura do Município, Cristiane Régis, na abertura da audiência pública.

 

Durante a audiência pública, a plateia recebeu mais informações sobre a Rede de Cidades Criativas da Unesco e pôde conhecer a logomarca criada para a candidatura de Rio das Ostras. Além disso, acompanhou a caminhada do Município para concorrer ao Selo internacional, que começou com a participação e a seleção no Edital do extinto Ministério da Cultura para receber apoio técnico à candidatura.

 

PRESENÇAS - A consultora técnica da Unesco / Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania, Débora Borburema, designada para Rio das Ostras com a conquista do edital, participou da audiência pública e falou sobre a Rede de Cidades Criativas. Além da presidente da Fundação de Cultura, Cristiane Régis, estiveram presentes também os secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Gestão Pública, Aurora Siqueira e Mário Baião, respectivamente, o coordenador do Curso de Produção Cultural da UFF de Rio das Ostras, Áureo Guilherme Mendonça, artistas, conselheiros municipais de cultura, representantes do segundo setor e moradores interessados no tema.

CANDIDATURA - Até 30 de junho, municípios de todo o mundo podem enviar suas candidaturas para integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco. Atualmente, 180 cidades de 72 países fazem parte dessa Rede Internacional, sendo oito delas do Brasil: Belém (PA), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ), no campo da Gastronomia; Brasília (DF) e Curitiba (PR), no Design; João Pessoa (PB), em Artesanato e Artes Folclóricas; Salvador (BA), na Música; e Santos (SP), no Cinema.

 

FONTE: ASCOM - PMRO.

Imprimir Email

Anúncios

Anúncios