Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Semana Nacional de Museus tem participação do sítio arqueológico de Rio das Ostras

Rio das Ostras participa de mais uma Semana Nacional de Museus, que acontece entre os dias 13 e 18 de maio em diferentes espaços culturais do País.

No município, a programação começa na terça-feira, 14, garantindo visitas gratuitas ao Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba, distribuição de mapas e gincana educativa, realizada por agendamento.

 

 

Considerado um dos poucos museus “in situ” do Brasil, ou seja, com materiais expostos da forma como foram encontrados, o Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba conta, ainda, com objetos de adorno e conchas características da ocupação dessa antiga civilização, que habitou a Região entre 4 mil e 2 mil anos. Peças e objetos históricos localizados em outros sítios demarcados na Cidade também integram o acervo permanente do local.

 

 

No museu, que tem uma finalidade didática, está exposto o Busto do Sambaquiano reconstituído artisticamente por Clara Arthaud. Outros destaques são a maquete assinada pelo artista plástico Roberto Sá e o painel de Francischetti, que reproduzem a cultura e o habitat dos sambaquianos de Rio das Ostras.

 

 

SEMANA DE MUSEUS – Este ano, o tema da Semana Nacional é “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”. A inspiração veio dos seguintes versos do poeta Paulo Leminski, que propiciam um diálogo criativo sobre a importância dos museus: “Haja hoje para tanto ontem. E amanhã para tanto hoje. Sobretudo isso”.

 

A Semana Nacional nasceu para marcar as comemorações de 18 de maio, Dia Internacional dos Museus. Pensar esses espaços como núcleos ou centros culturais, conforme a proposta deste ano, não constitui novidade, já que o tema debatido vem sendo discutido desde a década de 1970.

 

 

SERVIÇO:

 

 

17ª Semana Nacional de Museus em Rio das Ostras

 

Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba

 

Rua Dr. Bento Costa Júnior, 70 - Centro

 

Visitação de terça a sexta-feira, de 9h30 às 17h30; sábado, de 13h30 às 17h30

 

Entrada gratuita de 14 a 18 de maio

 

FONTE: ASCOM - PMRO.

Imprimir Email

Anúncios

Anúncios