Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Casas da Criança têm oficina de Educação para o Trânsito

Objetivo é conscientizar crianças sobre importância de um trânsito cada vez mais cidadão

Conscientizar as crianças sobre a importância de um trânsito cidadão para que elas sejam multiplicadoras desses conhecimentos.

Foi com este objetivo que o projeto “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito” é realizado entre 2 a 6 de outubro, nas quatro unidades do Projeto Casa da Criança e no Centro Integrado de Convivência (CIC) Dr. Gilberto Sobral Barcellos.

Desta vez, são os assistidos nas unidades da Casa da Criança e no CIC que têm a oportunidade de aprender como se comportar diante das diversas situações nas ruas e rodovias. 

Nesta terça-feira, dia 3, com uma linguagem apropriada, tendo em vista o público-alvo, o guarda municipal Gilliard Silveira instruiu as crianças assistidas na unidade Âncora I, de um ano e meio a seis anos, com palestra e vídeos educativos. Nos dias 4, 5 e 6, as oficinas acontecem nas unidades da Casa da Criança Âncora II, Liberdade e Cidade Praiana.

“As palestras e brincadeiras servem para falar sobre a importância de respeitar a legislação de trânsito e entender que certas escolhas podem significar envolver-se ou não em acidentes. Os guardas municipais podem atuar de forma lúdica e com uma linguagem apropriada a cada faixa etária. Queremos orientar os alunos como devem se comportar diante das diversas situações no trânsito”, destacou Gilliard Silveira. 

Para a coordenadora pedagógica da Casa da Criança, Andrea Vasconcelos, o trabalho de Educação para o Trânsito precisa ser realizado desde os primeiros anos de vida. “Com certeza as crianças vão reproduzir o que aprenderam hoje nesta oficina. Elas precisam saber como se proteger no Trânsito”, afirmou.

“As crianças são multiplicadores de informações junto aos pais e responsáveis. Se o pai, por exemplo, estiver dirigindo falando ao celular, elas irão chamar a atenção dele”, completou Rosana Nascimento, diretora da Casa da Criança Âncora I.


CONSCIENTIZAÇÃO - Para João Adelmo da Rocha, diretor do Departamento de Trânsito da Prefeitura, é fundamental conscientizar as crianças sobre a importância de um trânsito cada vez mais cidadão.

“Elas multiplicam esses conhecimentos ajudando a lembrar aos pais e responsáveis sobre as normas de trânsito e equipamentos de segurança, como os capacetes para os motociclistas e cinto de segurança”, afirma Adelmo. 


EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO - Em Rio das Ostras, o trabalho de Educação no Trânsito, desenvolvido por meio das Secretarias de Segurança Pública e de Educação, ocorre ao longo do ano e mobiliza estudantes das redes pública e particular de ensino, que assistem a diversas palestras nas unidades de ensino.

Os estudantes também participam de brincadeiras e dinâmicas, sempre com o tema da campanha deste ano, que é: “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. 

 

FONTE: ASCOM - PMRO.

Imprimir Email