Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Guarda Civil Municipal de Rio das Ostras atua em sintonia com as Forças de Segurança

Presença dos GCMs nas ruas proporciona mais segurança a moradores, turistas e visitantes
Recentemente, a Guarda Municipal de Rio das Ostras, que completou 25 anos, passou a ser chamada de Guarda Civil Municipal. A mudança de nomenclatura segue uma adequação prevista na Lei Federal 13.022, que regulamenta as ações e competências das guardas municipais em todo o Território Federal.

A adequação ao nome, publicada na Edição Nº 1072, de 23 de agosto, no Jornal Oficial do Município, vai ao encontro de uma proposta de desmilitarização das guardas, que participam da Segurança Pública como apoio às ações das Polícias Militar e Civil, como prevê a Lei.

A atual Administração Municipal busca a qualificação constante da corporação e recentemente adquiriu novas viaturas para atuar em integração com as forças de segurança, que diminuíram os números de violência no Município. “Estamos oferecendo meios, veículos e pessoas para as operações em curso e para outras que virão em breve”, disse Marcus Rezende, secretário de Segurança Pública de Rio das Ostras.

 Para o Inspetor Geral da Guarda, GCM Evandro, a presença dos guardas nas ruas contribui para promover mais tranquilidade entre a população. “Ao longo dos anos, a instituição sempre esteve presente na vida de moradores, turistas e visitantes, com ações importantes. Uma delas que podemos citar como exemplo mais recente foi a criação da Patrulha Maria da Penha”, comentou o Inspetor Geral.

EFETIVO - Fundada em 25 de agosto de 1994, a Guarda Civil Municipal de Rio das Ostras conta com um efetivo de 380 servidores. Os GCMs atuam diariamente na ordenação do trânsito e com ações de prevenção à violência nas escolas, na Ronda Escolar e no cuidado com o patrimônio público. Além disso, os guardas são capacitados para trabalhar em diferentes áreas da instituição, como Grupamento de Operações Especiais, Coordenadoria de Defesa Civil e a Banda Musical. 

 

FONTE: ASCOMTI - PMRO.

Imprimir Email

Anúncios

Anúncios