Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Rio das Ostras amplia ações na Atenção Básica de Saúde em 2020

 

No decorrer do último ano, Rio das Ostras realizou ações importantes na área da Saúde, principalmente na Atenção Básica, e gradativamente, a Administração Municipal vem conquistando melhorias para a população.

Uma das grandes conquistas de 2019 foi a ampliação de cobertura da Estratégia de Saúde da Família – ESF. Junto a isso, foi realizado o Processo Seletivo para Agentes Comunitários de Saúde com mais de 100 profissionais efetivados.

 

Este ano, o trabalho continua para garantir melhorias na Saúde e as ações estão sendo ampliadas. Previsto para 2020 está a instalação do Núcleo de Distribuição de Medicamentos do Estado, que funcionará no Posto de Saúde Dona Edmeia, em Nova Esperança. Outra meta é reativar junto ao Ministério da Saúde as obras de Unidades Básicas de Saúde, nas localidades de Nova Cidade, Chácara Mariléa e Verdes Mares.

 

Também será ampliada a vacinação em mais duas unidades – Clínica da Família e no Posto de Saúde de Cláudio Ribeiro. A projeção é de 100% das Unidades Básicas de Saúde, com serviços de vacinação em 2020, totalizando 16 postos.

 

A Administração Municipal está finalizando ainda as obras das novas instalações da Secretaria de Saúde, no Jardim Campomar, onde serão centralizados vários serviços de Saúde. Em andamento, também está a aquisição de mais 25 carros para atender a Secretaria. Ano passado, a Secretaria recebeu três carros novos, sendo um para a Atenção Básica e dois para a Vigilância em Saúde.

 

Segundo a secretária de Saúde de Rio das Ostras, Jane Blanco Teixeira, ano passado houve a expansão da cobertura da ESF de 27% para 76% (ou seja, 300% de aumento) e em 2020 a meta é atingir de 90 a 100% de cobertura.

 

A Saúde de Rio das Ostras passa por um momento de reconstrução da Atenção Primária de Saúde e reorganização da Rede Especializada. Com o Concurso Público, conseguiremos complementar o quadro de profissionais da Saúde, tanto para a rede básica quanto para a especializada. Nosso objetivo é ter a Saúde com melhores condições de atendimento, mais eficiência e humanização para os munícipes como também para os nossos servidores”, pontuou Dra. Jane.

 

Entre outras conquistas de 2019, o Município inaugurou o Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente e mais dois ambulatórios de amamentação. Também houve a ampliação dos horários de atendimento do Centro de Reabilitação, Centro de Saúde Extensão do Bosque e COGA - Coordenadoria de Gestão, Avaliação e Auditoria.

 

ATENÇÃO ESPECIALIZADA – Não menos importante, a Atenção Especializada também vem ganhando melhorias e, em 2019, houve a retomada de vários serviços essências no Município, como: cirurgias eletivas nas áreas de cirurgia geral, pediátrica, urológica e ginecológica; exames de maior complexidade realizados no próprio hospital, como a endoscopia, colonoscopia, tomografia computadorizada e outros.

No Pronto-Socorro e Hospital Municipal, foram realizados vários investimentos. As unidades receberam novos equipamentos e mobiliário e ainda foram informatizadas. A reestruturação da frota de ambulâncias e da Unidade de Pacientes Graves – UPG também foram conquistas importantes. Entre outras ações, para reforçar o trabalho dessa complexa engrenagem que é a Saúde, foi iniciado o Concurso Público para profissionais da área.

 

FONTE: ASCOMTI - PMRO.

Imprimir Email

Anúncios

Anúncios