Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Rio das Ostras leva atendimentos de saúde para Casa da Criança de Cidade Praiana

 Parceria entre secretarias de Saúde e Bem-Estar Social faz avaliação de Saúde e Psicossocial, além de agendar consultas médicas

Uma parceria entre as secretarias de Saúde e Bem-Estar Social de Rio das Ostras está promovendo ações para fortalecer a qualidade de vida dos 52 atendidos da Casa da Criança de Cidade Praiana. Com uma equipe multiprofissional, que reúne psicólogo, dentista, assistente social, nutricionista, agentes comunitários de Saúde, entre outros, a ação faz o diagnóstico individual da vulnerabilidade social e o estado de saúde física e psicológica de cada criança.

 

 

Durante os atendimentos, as crianças passaram por pesagem e medição, diagnosticando as que possuem sobrepeso e baixo peso, avaliando os casos de desnutrição. Os dentistas fizeram a avaliação odontológica e os assistentes sociais fizeram o levantamento psicossocial para avaliar os casos de violência e maus tratos.

 

 

Após as avaliações, o próximo passo será o agendamento para atendimentos médicos, nutricionistas, enfermagem e odontológico no Posto de Saúde de Cidade Praiana.

 

 

Segundo a assistente social Neilda Alves, a vulnerabilidade interfere diretamente na qualidade de vida de uma pessoa. “Os problemas sociais trazem implicações na Saúde destas crianças. Negligência materna e paterna, por exemplo, pode causar tristezas, doenças diversas, autoestima baixa, entre outros. E é isso que a gente precisa olhar agora e criar estratégias para atendê-las”, falou.

 

 

A ação começou a partir de uma pesquisa promovida pela direção da Casa da Criança. “Fizemos uma entrevista com os pais para avaliar o que achavam que poderíamos acrescentar em nossa rotina. Concluímos que a maioria tinha o desejo de que seus filhos tivessem acompanhamento médico. Então buscamos a parceria com o Posto aqui de Cidade Praiana para estes atendimentos. Agora conseguiremos minimizar os afastamentos por motivos de doenças como sarnas, verminoses e escabiose. Poderemos fortalecer a qualidade de vida destas crianças”, contou Rosenete Costa, diretora da Casa da Criança.

 

OUTRA AÇÃO – Na Casa da Criança Liberdade, os atendidos também participaram de uma palestra sobre Saúde Bucal com o dentista Thiago Valim.

 

 

Aprenderam sobre os cuidados necessários para manter a dentição saudável e a prevenção de doenças causadas pela má higienização da boca.

 

FONTE: ASCOMTI - PMRO.

Imprimir Email

Anúncios

Anúncios