Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Programa HiperDia é expandido para outras Unidades de Saúde em Rio das Ostras

Nesta semana, foi a vez da Clínica da Família receber o programa

O Programa HiperDia de Rio das Ostras, que tinha como unidade de referência o Centro de Saúde Extensão do Bosque, deu início a um trabalho de descentralização no Município e, agora, foi expandido para outras unidades de Saúde, como os Posto de Saúde de Mar do Norte e de Cantagalo. Nesta quinta-feira, dia 3, mais uma unidade foi contemplada com o programa, a Clínica da Família, no Âncora.

 

 

O grupo HiperDia realiza um trabalho de promoção e prevenção em Saúde, voltado para os pacientes hipertensos e diabéticos. Segundo a enfermeira e responsável pelo Programa HiperDia, Cristiane Grion, o processo de descentralização se deve a uma recomendação do Ministério da Saúde, para realização de programas municipais para fins de monitoramento, prevenção e controle das principais Doenças e Agravos Não Transmissíveis – DANTs.

 

 

“Por meio de um levantamento feito pelo programa e pela equipe da Estratégia de Saúde da Família – ESF, foi identificado um número significativo de hipertensos e diabéticos na unidade. Assim como nas outras unidades, esses pacientes da Clínica da Família vão se beneficiar com as atividades realizadas pelo grupo HiperDia, como palestras educativas, exercícios físicos, oficinas de insulina, orientações nutricionais e consultas individualizadas. Tudo para proporcionar uma vida mais saudável”, ressaltou Cristiane, destacando que diante do número de hipertensos e diabéticos no Município é de suma importância a implantação do Programa HiperDia em toda Rede de Saúde.

 

 

DANTs – O programa conta com uma equipe multidisciplinar com Enfermeiros, Agentes Comunitários da Saúde, Fisioterapeuta, Nutricionista, Médicos de Família e outros profissionais. O HiperDia ajuda no controle das DANTs, que são as doenças cardiovasculares, neoplastias, doenças respiratórias crônicas, hipertensão arterial, diabetes, doenças musculoesqueléticas, entre outras, que respondem pela maior parcela de óbitos no País e de despesas com assistência hospitalar no SUS, totalizando cerca de 75% dos gastos com Atenção à Saúde.

 

 

Para o gerente da Clínica da Família, Sandro Pereira Ribeiro, a chegada do programa à unidade é de extrema importância e deve trazer resultados bastante positivos.

 

 

“O grupo HiperDia é um projeto que estávamos ansiosos para começar, pois temos uma grande quantidade de diabéticos e hipertensos. Acreditamos que, com a equipe multidisciplinar do programa, poderemos ajudar os pacientes a atingir uma condição e qualidade de vida melhor, dentro dessas patologias, e também para termos ativamente um trabalho de prevenção das doenças”, complementou Sandro.

 

FONTE: ASCOMTI - PMRO.

Imprimir Email

Anúncios

Anúncios