Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Rio das Ostras oferece Teste do Pezinho no Posto Dona Edmeia

 

Nesta quinta-feira, dia 6, é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, um importante exame feito a partir do sangue coletado do calcanhar de bebês recém-nascidos.

Em Rio das Ostras, esse atendimento é realizado no Posto de Saúde Dona Edmeia, em Nova Esperança, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 10h30.

 

De acordo com a pediatra da Rede Municipal de Saúde, Ana Cristina Guerrieri, o teste do pezinho faz parte de uma triagem do recém-nascido, que após o resultado consiste em uma separação de um grupo de bebês que não apresentam nada de anormal e de outros que possam ter alguma doença, que são encaminhados para exames mais específicos.

 

“É muito importante que o Teste do Pezinho seja realizado, preferencialmente, do terceiro ao quinto dia de vida da criança. Ele não faz o diagnóstico, mas é um meio que pode proporcionar uma intervenção rápida, caso o bebê apresente alguma doença, prevenindo e permitindo assim que seja evitado o retardo mental, por exemplo, e até a morte”, destacou.

 

As doenças que podem ser identificadas pelo exame são a fenilcetonúria, hipertireioidismo, doença falciforme, fibrose cística, deficiência da biotinidase, e hiperplasia adrenal congênita, anemia falciforme e talassemia.

 

Esta semana, a moradora do Âncora, Raquel Lima de Jesus, levou seu filho Guilherme para fazer o exame no Posto Dona Edimeia. Ela disse que fez questão de fazer o Teste do Pezinho porque acredita ser importante para diagnosticar doenças nas crianças.

 

“Meu filho tem 16 dias de nascido. Adiei um pouco porque ainda estou me recuperando da cesária. Deu uma pena de ver o Guilherme chorando, mas sei que foi por uma boa causa”, ressaltou.

 

Ainda segundo a pediatra, o Teste pode ser feito no máximo até um mês de vida. Após esse período, o exame só poderá ser coletado no laboratório da Apae do Rio de Janeiro.

 

“A partir dos 15 dias depois de realizar o Teste do Pezinho, os resultados dos exames ficam disponíveis no site www.saúde.rj.gov.br. Então, quanto antes melhor para pegar o resultado e permitir um diagnóstico precoce do bebê, uma vez que as doenças identificadas pelo exame não apresentam sintomas ao nascimento”, concluiu Ana Guerrieri.

 

FONTE: ASCOM - PMRO.

Imprimir Email

Anúncios

Anúncios