Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Rio das Ostras tem Semana da Saúde na Escola

Esta semana, equipes da Saúde e Educação estiveram reunidas em várias atividades

De 8 a 12 de abril aconteceu em Rio das Ostras a Semana da Saúde na Escola. Equipes da Saúde e Educação marcaram o início de ações em favor de uma causa nacional muito importante. Escolas municipais que aderiram ao Programa Saúde na Escola tiveram uma semana de atividades focadas na imunização e autocuidado.

 

As ações foram organizadas pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família – ESF. Na Escola Municipal de Rocha Leão, por exemplo, os alunos assistiram palestras sobre higiene íntima e infecções sexualmente transmissíveis (IST). Atividades sobre imunização também foram realizadas nas Escolas Municipais Padre José Dilson, Henrique Sarzedas, Creche Tia Didi, entre outras.

 

Para a subsecretária Pedagógica de Educação, Valéria Bragança, o Programa Saúde na Escola - PSE é de sua importância para o Município e deve ser realizado de forma efetiva. “Desde o início da gestão, a partir de diagnósticos realizados nas escolas, verificamos a necessidade da parceria entre a Educação e a Saúde. Temos que oferecer um atendimento completo às crianças e adolescentes da Rede de Ensino. Além do trabalho pedagógico, precisamos da parceria com a Saúde para disponibilizar um ensino mais eficaz e humanizado”, ressaltou.

 

De acordo com a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família e uma das responsáveis pelo Programa, Josiane Marques Perez, o tema “Imunização” foi uma escolha do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde a fim de fortalecer a vigilância e aumentar a cobertura vacinal das vacinas pentavalentes: poliomielite, pneumocócica, tríplice viral e febre amarela.

 

“Os profissionais envolvidos no PSE devem buscar o envolvimento das famílias e comunidades a fim de compartilhar informações e sensibilizar sobre a importância de manter as cadernetas de vacinação atualizadas”, concluiu Josiane. 

 
FONTE: ASCOM - PMRO.

Imprimir Email