Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Rio das Ostras investe em capacitação para profissionais da Atenção Básica

Encontro foi realizado para capacitação em coleta de material para exames laboratoriais

Além da infraestrutura das unidades de Saúde, a Prefeitura de Rio das Ostras também continua investindo nos profissionais que atuam no setor. Esta semana, técnicos e enfermeiros da Atenção Básica passaram por uma capacitação em coleta de material para exames laboratoriais.

 

De acordo com a enfermeira e coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Josiane Marques Perez, existem postos de coleta de exames laboratoriais nas unidades básicas de saúde e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família do Município, onde a equipe de enfermagem atua em parceria na coleta, com a equipe de coleta do laboratório.

 

Ela ressaltou que a Enfermagem está em constante presença no tratamento do paciente acometido por uma patologia, ou mesmo nas pessoas sadias que buscam o acompanhamento de sua saúde regularmente.

 

“Assim torna-se importante a educação permanente desses profissionais no que diz respeito aos exames laboratoriais, uma vez que se constituem instrumento de avaliação, acompanhamento e prevenção no tratamento dos indivíduos, além de ampliar o acesso aos usuários nas unidades de Saúde”, destacou Josiane.

 

A capacitação foi realizada em parceria com o diretor técnico Luiz Maurício Braga de Paula, do Laboratório de Análises Clínicas D’Paula e Educare, onde o encontro foi realizado, na última terça-feira, dia 26.

 

EXAMES – Vale ressaltar que os exames laboratoriais são responsáveis pelo fornecimento do estado de saúde do paciente, auxiliam a avaliação de diagnósticos clínicos, fornecem o monitoramento do tratamento que deve ser realizado e consequente prognóstico.

Imprimir Email