Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Caminhada e exames conscientizam sobre câncer de mama em Rio das Ostras

Atividades acontecem neste sábado, dia 20, e têm apoio da Prefeitura

A Campanha Outubro Rosa na Cidade será diversificada neste sábado, dia 20, com a caminhada e atividades do “Movimente-se Rosa” e as ações do evento “O Melhor é Prevenir”, que têm o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras. Com concentração às 7h, na Praça José Pereira Câmara, a caminhada pretende reunir mulheres que tiveram câncer de mama ou ainda estão tratando da doença. “O Melhor é Prevenir”, que acontece na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, das 8h às 17h, oferece exames de rastreamento do câncer da mama e do câncer do colo do útero, além de rodas de conversa.

 

Alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama é o objetivo da Caminhada “Movimente-se Rosa”. Não é necessário fazer inscrição prévia e todos são convidados a usar roupas na cor rosa. O percurso será da Praça José Pereira Câmara, no Centro, até o Colégio Municipal Professora América Abdalla, em Nova Esperança.

 

Além da caminhada, as atividades do “Movimente-se Rosa” incluem palestras sobre câncer de mama, aferição de pressão, atividades físicas, aulão de zumba e dia de beleza, todas realizadas na Praça José Pereira Câmara. Para os que desejarem ter a camisa da corrida, basta levar uma lata de leite em pó e mais R$25 reais nos seguintes pontos de troca: Ciência Magistral, Alta Rede e Shopping Mariléa. 

 

O Melhor é Prevenir – Uma iniciativa da Universidade Federal Fluminense em parceria com o Rotary, Lions e Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com apoio da Prefeitura de Rio das Ostras, o evento “O Melhor é Prevenir” oferece uma série de atividades. Entre essas o rastreamento do câncer de mama, com exame clínico e solicitação de USG e mamografia, se necessários; rastreamento do câncer de colo de útero, com exame Papanicolau; rastreamento de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), com testes rápidos para sífilis, HIV, Hepatite B e C.

 

Outras atividades da ação, que se estende das 8h às 17h, são práticas integrativas e complementares como auriculoterapia, florais, constelação familiar, reiki, entre outras, além de rodas de conversa sobre Educação em Saúde.

FONTE: ASCOM - PMRO.

Imprimir Email