Rio das Ostras . Net



twiiter RSS FEED 2.0 facebook
303x130 painelMobile costazul area

Rio das Ostras celebra o Outubro Rosa

Prefeitura preparou uma série de atividades para chamar a atenção para prevenção do câncer de mama

Rio das Ostras entra mais uma vez na campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. A Secretaria de Saúde planejou uma série de atividades educativas, realizadas nos postos de saúde, com objetivo de levar informações à população sobre formas de prevenção, autoexame, cuidados com a saúde da mulher e formas de tratamento da doença.

 

 

Este ano, a campanha traz como tema “O Apoio Fortalece – abrace essa causa você também”. O Município chama atenção para a importância de a mulher contar com uma rede apoio tanto para prevenir, quanto para se tratar da doença. Família, amigos, poder público e toda a sociedade têm papel importante no cuidado dessa mulher, no diagnóstico precoce e, por consequência, na redução de mortes por câncer de mama.

 

 

Embora a Rede Municipal esteja rotineiramente atenta à detecção precoce do câncer de mama, este mês as ações são intensificadas. Os postos de saúde estão preparados para receber as mulheres, acolhê-las e orientá-las sobre a doença, prevenção e cuidados.

 

 

O trabalho de identificação de casos salva vidas. “Em 2017, somente durante a campanha do Outubro Rosa, foram identificados 13 casos suspeitos, sendo que 8 deles eram de câncer de mama. O encaminhamento correto foi feito e hoje essas mulheres estão sendo tratadas pela Rede Municipal”, conta Flávia de Carvalho, coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Mulher.

 

 

PROGRAMAÇÃO - As atividades começam no dia 3, quarta-feira, com palestras educativas no Centro de Saúde da Extensão do Bosque. A programação segue durante todo o mês nas unidades de saúde. A campanha se encerra no dia 31 de outubro, com ação da Praça José Pereira Câmara, com rodas de conversa e orientação à população.

 

CAMINHADA e AÇÃO SOCIAL – A Gestão Municipal não está sozinha nessa causa. No dia 20, representantes da sociedade civil organizada promovem a caminhada “Movimente-se Rosa”, com concentração às 7h, na Praça José Pereira Câmara, com a participação da equipe da Secretaria de Saúde. No mesmo dia, o Grêmio Recreativo Blocana fará uma ação social, com várias atividades relacionadas ao tema.

 

FONTE: ASCOM - PMRO.

Imprimir Email